segunda-feira, 14 de julho de 2008

O Fantasma-Que-Anda

O Fantasma (Phantom) foi criado por Lee Falk (também o criador de "Mandrake, o mágico"), contando as aventuras de um combatente do crime mascarado, que usa uma roupa característica. A série começou a ser publicada em jornais diariamente em 17.fev.36. Falk encarregou o desenhista Phil Davis do desenho de suas histórias. O Fantasma foi o primeiro super-herói a usar um uniforme. Com o tempo, passou a ser publicada em revistas em quadrinhos, como republicação das tiras dos jornais, e depois com histórias completas originais.
O Fantasma usa uma máscara preta e um uniforme colante roxo. Seu criador, Lee Falk, originalmente previu um uniforme cinza, mas quando a primeira edição dominical colorida saiu, por problemas gráficos, a cor era roxa e assim foi mantida. Editores que publicaram as histórias antes de 1939 (início das tiras dominicais coloridas) escolheram a cor segundo suas preferências ou possibilidades gráficas. Então, ao redor do mundo, o herói tem cores diferentes, como azul na Escandinávia , vermelho na Itália, Brasil e Turquia, marrom na Nova Zelândia e roxo no restante do mundo.
O Fantasma carrega duas pistolas calibre .45 em seu cinturão de couro preto com uma fivela imitando uma caveira, sua marca recorrente. Sua base é a caverna da caveira, depósito de grandes tesouros e das "Crônicas do Fantasma", nas profundas florestas de Bengala, um país fictício, que mistura partes da Índia com características da África. Ele se dedica a combater os piratas Sigh, sendo também o comandante secreto da Patrulha da Selva, que o ajuda em suas missões. Ao contrário de outros super-heróis, ele não tem superpoderes, apenas grande habilidade física, destreza com armas e agilidade.
Na selva, onde mora com os pigmeus Bandar, temidos por suas flexas envenenadas, ele é conhecido como "O Espirito que Anda", por ter sido visto por gerações de nativos das tribos Longo e Wambesi. Isto se dá por ter sido precedido por vinte gerações anteriores de combatentes do crime. Apenas Guran, o caricato chefe dos pigmeus e sua família conhecem sua real condição de simples mortal. O Fantasma tem dois anéis, um com a marca do bem, que aplica nas pessoas que quer proteger, e o outro é a famosa marca da caveira que ele aplica no queixo dos criminosos com potentes socos. Ele tem sempre a companhia de animais, o lobo Capeto (Devil), o cavalo Herói e ocasionalmente, também um falcão treinado chamado Fraka. Em 1978, ele casou com sua eterna namorada, Diana Palmer, que trabalha na ONU. Um ano depois nasceram os gêmeos Kit e Heloise. Algumas vezes, o Fantasma deixa a selva e viaja como um homem comum, usando um sobretudo, chapéu e óculos escuros, usando o nome de Mr. (Christopher) Walker (o que anda, em inglês). Costuma pagar suas contas com pedras preciosas que pega em grandes cestos na caverna onde mora. Usa sempre sua máscara, exceto em breves momentos com a família, onde é conhecido como Kit Walker (fonte: Wikipedia). Em 2008, segundo consta, será filmada uma nova aventura do Fantasma, esperando-se que não seja igual à primeira, uma verdadeira "bomba"...

Nenhum comentário: