quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Eggo House

Desafio na República Checa: projetar o anexo de uma casa recentemente construída, lidar com a fachada da moradia contígua que fecha algumas possibilidades, aproveitar as bases do edifício anterior e evitar que a construção destoe do ambiente circundante. E ser original.
A Eggo House nasceu de uma proposta feita aos arquitetos do escritório local 'Atelier 69' para a restauração de uma casa numa zona residencial de Praga. Interpretando o pedido com bastante originalidade, três arquitetos (Boris Redčenkov, Prokop Tomášek e Jaroslav Wertig) criaram uma residência com teto plano, cuja estrutura está desenhada em forma circular, encontrando-se o jardim no espaço central interno, parecendo de cima um buraco gigante no meio de uma casa, invisível aos transeuntes.
A construção conjuga o moderno e o antigo: enquanto decoração e arquitetura são atuais, foram mantidas as árvores que já estavam no local do jardim, dando um aspecto mais consistente ao todo. Quanto à organização da casa, os espaços mais íntimos encontram-se na fachada Leste e os espaços sociais no átrio do jardim, ligados à cozinha. A sala-de-estar e a sala-de-jantar relacionam-se com o jardim por meio de grandes janelas de vidro.
O 'Atelier 69' formou-se em 1994 quando três arquitetos nascidos no mesmo ano (1969) se juntaram para trabalhar. Trata-se hoje de uma empresa com estúdios em diversos pontos do País com uma equipe multidisciplinar de profissionais e vários projetos em desenvolvimento. Em 2008 ganharam o National Architecture Awards (República Checa) (texto e fotos: Obvious).

Nenhum comentário: