quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Fotografias hiperdetalhadas

Imagine uma fotografia panorâmica da Biblioteca Nacional ou de uma cidade como Paris. Pense que pode fazer zoom nessa imagem até chegar na lombada dos livros ou até entrar pelas janelas dos edifícios mais próximos para ver a mobília dos apartamentos.

Parece coisa de satélite espião. Porém, são as fotografias hiperdetalhadas do francês Jean François Rauzier. Ou hiperfotos, como ele as denomina. Por meio da montagem de centenas e até milhares de fotografias de alta qualidade, Rauzier cria uma imagem de hiper-resolução que leva ao extremo tanto o detalhe quanto a perspectiva. Cada colagem contém entre 600 e 3.400 fotografias que são tiradas individualmente em um período de tempo que pode chegar a duas horas. Mas o que demora mais é a junção das fotos e o trabalho no Photoshop: Rauzier garante que não há como distinguir onde começa uma imagem e termina outra. Mesmo que o trabalho utilize uma perspectiva de 360º, como pode ser visto na hiperfoto de Paris.

Rauzier já foi pintor, escultor e fotógrafo, em mais de 30 anos de trabalho. Desde 2001 vem desenvolvendo a técnica da hiperfoto, que considera a que mais o completa, pelo menos ideologicamente, por juntar um pouco de tudo: "como fotógrafo uso esta arte poderosa para capturar a realidade. Como pintor, posso controlar a minha imagem de forma exata e colocá-la onde quero. Como escultor, passo muito tempo a meditar acerca do meu trabalho, a tocar e a sentir a sua textura. Hiperfotografia é uma combinação destes três meios".

Agora vá até o site do fotógrafo e explore as hiperfotos. Clique sobre elas para fazer zoom (dependendo do seu computador, poderá levar alguns segundos até que a imagem se ajuste) e navegue pela foto. Observe que no alto existe uma miniatura da hiperfoto que mostra em que ponto dela você está. Você pode clicar nesta miniatura para mudar rapidamente de local dentro da foto grande. http://www.rauzier-hyperphoto.com/

Nenhum comentário: