domingo, 21 de fevereiro de 2010

Queda-de-braço entre distribuidores e exibidores

A redes de cinema da Holanda anunciaram nesta semana um boicote à versão de Alice no país das maravilhas, dirigida por Tim Burton, em protesto ao lançamento antecipado em DVD do filme. As empresas analisam a decisão da Disney como um grande prejuízo para as salas. No começo do mês, os cinemas britânicos também declararam que se recusariam a exibir o filme, caso a Disney insistisse em reduzir intervalo entre a estreia no cinema e a estreia em DVD das 17 semanas habituais para apenas 12.

As quatro redes de cinema holandesas Minerva, Pathé, Wolf e Jogchems, que dominam 85% das salas do país, entraram no acordo de excluir o filme de suas programações. Na Grã-Bretanha, as redes Odeon, Vue e Cineworld, que representam quase 95% dos cinemas 3D, endossam o coro e já tiraram todos os cartazes do filme de suas salas. Caso o boicote persista, apenas na Holanda cerca de 300 mil espectadores deixarão de assistir ao filme.

A Disney marcou a data da distribuição do DVD para três meses depois da estreia em cinema. A intenção é se antecipar às férias, uma época difícil para as vendas em DVD e cinema, e evitar a pirataria. A iniciativa viola o acordo entre as distribuidoras e as salas de cinema, que prevê um período mínimo de quatro meses. A pressão contra a distribuidora chegou a um patamar internacional e pode ter a entrada dos Estados Unidos no boicote.

O longa-metragem chega em 3D e a estreia está marcada para 5 de março nos Estados Unidos e 16 de abril no Brasil. (transcrito de "Cinema.com.br")

É... pode ser. Mas pra quem curte cinema essa é uma discussão meio babaca, porque não há como comparar o clima do escurinho do cinema (ainda mais em 3D) com uma TV. Nada a ver. O ambiente de uma sala de cinema permite sensações de prazer ou de tristeza que não tem como ser percebidas numa sala de estar, por mais irada que seja a configuração do home theatre que você possa ter.

Nenhum comentário: