sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Uísque é encontrado após um século na Antártida

Sir Ernest Henry Shackleton, CVO, OBE, Kt, - iniciais das comendas Royal Victorian Order (Real Ordem Vitoriana), The Most Excellent Order of the British Empire (Mais Excelente Ordem do Império Britânico) e Knight Bachelor (Cavaleiro Celibatário) - nascido em 1874 e falecido em 1922, foi um explorador anglo-irlandês e uma das principais figuras no período conhecido como “Era Heróica da Exploração Antártica”, motivo das condecorações recebidas. Sua primeira experiência nas regiões polares foi como terceiro oficial da Expedição Discovery do Capitão Scott, de 1901 a 1904, da qual ele foi mandado para casa cedo por motivos de saúde. Determinado a alterar este fracasso pessoal, retornou à Antártida em 1907 como líder da Expedição Nimrod.

Numa dessas viagens, Shackleton levou na bagagem garrafas de uísque para enfrentar o frio. Em 2010, mais de 100 anos depois, três dessas garrafas foram encontradas na Antártida e repatriadas à Escócia para uma análise. As garrafas estavam numa caixa encontrada no ano passado embaixo de uma cabana utilizada pelo explorador durante uma de suas primeiras expedições em 1907 e levam o selo da missão. A caixa congelada com as garrafas de uísque Mackinlay foi inicialmente transportada à Nova Zelândia, para um descongelamento cuidadoso, antes de seguir para o proprietário da marca, a escocesa Whyte and Mackay.

Mesmo com a caixa congelada, devido à temperatura de cerca de 30 graus abaixo de zero, o uísque estava líquido quando a garrafa foi aberta. O uísque foi provavelmente destilado em 1896 ou 1897, já que Shackleton deve ter escolhido uma bebida de 10 anos, o que o tornaria um dos mais antigos do mundo. Em 2010, também foram descobertas outras duas caixas de uísque e duas de conhaque, mas nesta ocasião elas foram deixadas no gelo. "Nunca na história de nossa profissão tivemos uma garrafa de mais de 100 anos de antiguidade conservada no frio em um refrigerador natural", observou Richard Paterson, da destilaria Whyte and Mackay. "É uma honra poder colocar minha experiência a serviço da análise deste precioso líquido", prosseguiu. O uísque será examinado, cheirado e provado por seis semanas em condições científicas antes de ser enviado novamente à Antártida. (Fonte: Reuters)

Nenhum comentário: