segunda-feira, 4 de abril de 2011

NRL Melbourne Storm vs Canterbury Bulldogs

Terminou ainda há pouco no AAMI Park o jogo de abertura da Liga Nacional de Rugby, entre Melbourne Storm e Canterbury Bulldogs, vencido pelo time da casa (camiseta roxa) por 30 a 16. O campeonato é disputado por 16 times, sendo 15 australianos e um neo-zelandês (o Bulldogs). O AAMI Park foi inaugurado em maio do ano passado e serve para a prática de rugby e soccer (o nosso futebol). Está localizado próximo ao centro de Melbourne, na área de grandes estádios (criada para as Olimpíadas de 1956), ao lado da Rod Laver Arena (onde é disputado, a cada ano, o primeiro dos torneios do Grand Slam, o Aberto da Austrália), do MCG (para cricket) e outros dois estádios cobertos (volei, basquete etc). Paralelamente ao jogo, existem cheerleaders para animar a torcida e comemorar os goals (mais fogos de artifício e canhões de fogo) e ainda o Tempestade (Storm Man, símbolo do Melbourne Storm) rodando o campo...


Regras básicas

1- O jogo, em dois tempos de 40 minutos, ocorre num campo de relva, de dimensões semelhantes às de um campo de futebol, que é demarcado conforme a figura abaixo.


2- A bola é de couro e de formato oval (maior e mais pesada que uma bola de futebol americano e sem costura).

3- Cada equipe é constituída por 15 jogadores, podendo tomar as posições avançados e/ou três quartos ("3/4").

4- O objetivo é colocar a bola no “in goal” adversário. O “in goal” é a área localizada imediatamente após a linha de fundo. É sempre necessário colocar a bola no chão, não serve apenas entrar com a bola na mão ou atirá-la ao solo. Cada vez que isso acontece, o time ganha 4 pontos e o direito de chutar a bola em direção às balisas (segunda foto acima, de cima para baixo). Se a bola passar entre os paus, o time ganha mais 2 pontos. No caso de dúvidas, o árbitro faz um sinal pedindo ajuda da TV, o jogo para e o lance entra em análise até que se decida se foi "try" ou não.

5- Pode-se lançar a bola ou passá-la com as mãos. No caso do passe, a bola só pode ser lançada para trás, no caso do lançamento, pode-se rematar para frente. Porém, na equipe que ataca, quem estiver à frente do rematador estará impedido (fora de jogo) até que seja ultrapassado pelo arremessador ou até a jogada ser concluída (é infração grave se o jogador impedido “placar” o jogador adversário que apanhar a bola).

6- O ato de derrubar o outro jogador chama-se “placagem” ou “placar”. Só é permitido derrubar o jogador que estiver na posse da bola. Constitui infração grave derrubar com as pernas ou passar rasteira em qualquer jogador, inclusive o que estiver com a bola.

7- O jogo é interrompido quando a bola sai pela lateral, quando é cometida alguma infração ou quando é marcado ensaio.

8- Sempre que estiverem três ou mais jogadores em pé em contato com a bola, ou quando um jogador for placado por outro, a bola divide o campo em duas metades, estando impedido (fora de jogo) o jogador que estiver à frente da metade correspondente ao seu campo de defesa. Os jogadores devem dar a volta nessa linha imaginária e avançar passando por cima da bola.

9- São infrações: passar a bola para a frente, derrubar um jogador que não esteja em posse da bola, segurar a bola se o jogador em questão estiver deitado no chão, dentre outras.

10- A formações básicas são: MELE (8 jogadores de cada lado e a bola é introduzida no meio da formação saindo para um dos lados); TOUCHE ( é o lateral, uma fila de jogadores de cada lado, a bola é lançada no meio e disputada); RUCK (durante o jogo, os jogadores passam por cima da bola imóvel no solo) e MAUL (durante o jogo, jogadores disputam bola em pé). Fonte: RUA – Rugby Universidade de Aveiro.

Se você quiser, visite a homepage do ► Melbourne Storm

Um comentário:

Unknown disse...

Tá que nem pinto no lixo...hehehehe

bjs
Catarina