sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Nova Subida da Serra de Petrópolis

A Nova Subida da Serra fará parte do trecho da BR-040 sob administração da Concer, cuja abrangência total vai do Rio de Janeiro a Juiz de Fora, compreendendo 180,4 quilômetros. O empreendimento, entre o km 102, em Duque de Caxias, e km 82, em Petrópolis, visa construir uma pista com traçado moderno e curvas menos sinuosas em substituição à atual subida da serra, aberta há quase um século.
 
O projeto executivo da Nova Subida da Serra foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e recebeu do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) a Licença Ambiental Prévia. A Licença Prévia estabelece as condicionantes ambientais necessárias à obtenção da Licença de Instalação, que possibilitará o início das obras do novo trecho da rodovia.
 
O trecho final será composto pelo maior túnel rodoviário do Brasil, com quase 5 mil metros de comprimento, terminando no km 82. O túnel é uma das características que garante ao projeto um menor impacto ambiental à fauna e flora da região. Com ele também se reduz o risco de deslizamentos na nova pista. O túnel foi projetado para funcionar dentro dos padrões mais modernos de segurança e conforto, sendo equipado com ventilação mecânica, iluminação, acostamentos e saídas de emergência.
 
Prazo de execução
3 anos
 
Benefícios da nova pista
  • Redução do percurso em 5 quilômetros para quem segue do Rio de Janeiro para Juiz de Fora;
  • Menor consumo de combustível;
  • Separação do tráfego local do tráfego de longa distância;
  • Mudança da praça de pedágio do km 104 para 102, permitindo que comunidades de Xerém passem a ter uma ligação direta com o centro de Caxias;
  • Abertura da ligação Bingen-Quitandinha, em Petrópolis;
  • Traçado menos sinuoso, com acostamentos em ambas as margens da pista;
  • Transformação de trecho da atual subida da serra em Estrada Parque, com geração de renda e emprego e fomento de atividades ligadas ao turismo ecológico;
  • Redução estimada de 8 mil toneladas de gás carbônico lançadas na atmosfera ao ano;
  • Menor impacto ambiental para flora e fauna com construção de 1 túnel, 9 pontes e 14 viadutos;
  • Maior preservação da fauna com abertura de passagens para animais silvestres.
  • Criação de um espaço de comercialização do artesanato local.


 

Nenhum comentário: