segunda-feira, 19 de março de 2012

Cidades-fantasmas na China

A bolha chinesa? É complicado para os ocidentais entender a China. Veja no YouTube (link abaixo), a reportagem publicada em 26.mar.11 pelo site australiano SBS (Special Broadcasting Service), apresentado por Adrian Brown, considerado na Austrália um dos mais experientes correspondentes da Asia.

O vídeo tem a duração de 14 minutos e mostra em que pé anda a construção civil na China, que vem erguendo cerca de 10 novas cidades ou megabairros por ano, com todos os equipamentos necessários - condomínios residenciais, centros financeiros, shopping centers, universidades etc -, tudo praticamente vazio.

Segundo um analista financeiro de Hong Kong, isso decorre do objetivo do governo chinês em fazer crescer o PIB. Na época da reportagem existia à venda nestas cidades cerca 65 milhões de apartamentos novos, com preços inacessíveis para a maioria da população.

Por exemplo, a cidade de Ordos, situada no norte da China, uma região rica em recursos naturais e que possui enormes reservas de carvão e gás natural. A cidade tem capacidade para 1 milhão de pessoas, mas continua quase deserta passados 5 anos de sua construção, ao custo de USD 161 bilhões. O governo afirma que cerca de 28 mil pessoas habitam a cidade e o fenômeno deve-se ao fato da alta de 260% do preço médio do metro quadrado. Outro exemplo muito citado é o novo distrito da cidade de Zhengzhou (na foto), em Henan, um deserto de concreto com 2 centros financeiros, 13 hotéis e 15 universidades, virtualmente sem ninguém morando.

Aqui no Brasil, o Fantástico, da Rede Globo, em julho do ano passado abordou o assunto, mostrando um mega shopping center que funcionou até 2005 de forma capenga e hoje está com 99% das 2.400 lojas vazias. Porém, neste caso a explicação foi erro estratégico de localização.

Veja no YouTube: ► reportagem do SBS com legendas em português.

Caso você queira ver a mesma reportagem no site do SBS (sem legendas), acesse o link abaixo, onde você poderá ver também uma galeria de fotos ► reportagem original do SBS

Nenhum comentário: