quarta-feira, 7 de março de 2012

Fotografia digital

 Lytro é uma nova câmara digital que promete revolucionar o mundo da fotografia. Ao contrário das câmaras normais, que capturam apenas um plano de luz (focando apenas uma zona), a Lytro consegue capturar todo o campo luminoso, “que é toda a luz que se movimenta em todas as direções em todos os pontos no espaço”, segundo Kira Wampler, vice-presidente de Marketing da Lytro.

Na prática, isto significa que, enquanto com as câmaras normais (digitais ou analógicas), o fotógrafo tem de escolher a zona da imagem a focar (a zona que vai ser destacada e imortalizada numa fotografia), com a Lytro basta escolher o enquadramento. O que fica focado é escolhido a posteriori e pode ser alterado a qualquer momento, por qualquer pessoa.

O processo técnico é o seguinte: a Lytro capta, através de uma lente com uma abertura constante excepcionalmente larga (f/2), mesmo quando é usado zoom (8X zoom óptico) e retém, num sensor, 11 milhões de raios de luz provenientes da zona fotografada, portanto não havendo a necessidade de um sistema auto-focus. Vem ainda com um pequeno software que permite selecionar a zona a focar, depois de a fotografia ser tirada, com um simples toque, seja no touchscreen da própria câmara ou mais tarde no computador.

Entre no site da empresa e veja fotos (picture gallery): clique com o mouse em pontos da foto para alterar o foco. ► Lytro

Nenhum comentário: