quarta-feira, 7 de março de 2012

EXP 9 F, o SUV da Bentley

Revelado no atual Salão de Genebra, o utilitário esportivo EXP 9 F é resultado de um trabalho totalmente novo para a marca Bentley. Acostumada com sedãs e cupês de luxo, a inglesa se aventurou na criação de um SUV, na tentativa de alcançar o sucesso de marcas como BMW e Porsche, que seguiram o mesmo caminho.

Na exposição, ele ainda é apresentado como um conceito, mas logo pode chegar às lojas. "Muitos consumidores têm pedido. Estamos testando a reação das pessoas. E parece que ele despertou muito interesse", fala Kevin Baker, gerente de design do modelo, cercado de jornalistas. "Se entrar em produção, deverá ter esse aspecto físico, mesmo", completa.

O presidente da empresa, Christophe Georges, também se mostrou surpreso com a repercussão do projeto e afirma que, se entrar em produção, o EXP 9 F poderá chegar às ruas em 2015.

O design pode dividir opiniões, mas segue a identidade visual da Bentley e chama a atenção. Sob o capô há um motor W12 de 6 litros (*), herdado do grupo Volkswagen, que controla a marca inglesa. São mais de 600 cv de potência e tração integral mediada por um câmbio de oito velocidades.


(*) Motor W12 é uma configuração de motor a explosão de doze cilindros distribuidos em quatro fileiras de três cilindros cada. O motor W12, originariamente desenvolvido pela Volkswagen, é mais compacto que os V12 (usados por Ferrari, Lamborghini, Pagani Zonda etc), os quais são constituídos de duas longas bancadas de 6 cilindros.

O W 12 da Volksvagem podem gerar até 650 cv ou 412 kw a 6.100 rpm e 66,22 kgfm de torque, este motor basicamente é formado por dois VR6 unidos pelo virabrequim único. O ângulo, entre os dois "V6" é de 72 graus e 15 graus para o ângulo interno dos "V6". O resultado é um motor de 12 cilindros compacto, propiciando no caso do Continental GT uma frente proporcionalmente pequena, favorável tanto em termos estéticos como de distribuição de peso e equilíbrio dinâmico do carro e já é encontrado em alguns países o Golf W12 com esse motor que acelera de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos (fonte: textos copiados da internet)

Nenhum comentário: