segunda-feira, 23 de abril de 2012

Papo de feriado

PENSAMENTOS
"Opinião é como bunda: todos têm uma. Dá quem quer!"
"Se a Amazônia é o pulmão do Mundo, Brasília é o intestino grosso"
ADVOGADO NA PRAIA
Um advogado está tranquilamente tomando sol na praia, quando uma bela senhora se aproxima:
- Doutor Fernando, o que faz por aqui?
O advogado, querendo mostrar que advogados também podem ter veia  poética, responde com ar conquistador:
- Roubando raios de sol !!!
A senhora, sorrindo docemente:
- Vocês, advogados, não têm jeito! Sempre trabalhando...!!!
TRÊS REGRAS PARA O ENVELHECIMENTO MASCULINO
- Nunca ignore um banheiro;
- Não desperdice uma ereção;
- Nunca confie num peido.
MARIDO & MULHER
A mulher chega em casa e vê o marido preparando a mala de viagem.
- O que está fazendo?
- Preparando a mala.
- E para...?
- Vou para a Austrália.
- Para que?
- Porque dizem que lá pagam 100 dólares por relação sexual.
A mulher se pôs a preparar a mala também. No que o marido pergunta:
- E você? Tá fazendo o que?
- Preparando a mala.
- Para...?
- Para ir para a Austrália.
- E...?
- Para te ajudar, porque não acredito que você vá conseguir viver só com 100 dólares por mês.
MINERIN (1)
Dois 'minerinhos' conversando.
- Zé... fala uma coisa ruim!
- Minha sogra!
- Não, sô! Coisa ruim de cumê!
- A fia dela!!!
MINERIN (2)
Minerim, miudinho, todo tímido, embarca no ônibus de Divinópolis para Beagá. Seu colega de poltrona, um negão de 1m90 de altura, com cara de poucos amigos. Negão no maior ronco e minerim todo enjoado com as curvas da estrada. A certa altura minerim não aguenta e vomita todo o jantar no peito do negão. Minerim no maior desespero e negão ainda roncando. Chegando em Betim, negão acorda, passa a mão no peito todo melecado. Olha indignado e confuso pro minerim, que imediatamente bate a mão no seu ombro e pergunta: - Cê miorô? (Colaboração de Catarina S.P.)

domingo, 8 de abril de 2012

O gene egoísta e o meme

O ‘Gene Egoísta’ (1976) é o primeiro livro de Richard Dawkins, onde ele apresenta uma teoria que procura explicar a evolução das espécies na perspectiva do gene e não do organismo, ou da espécie.
Segundo ele, o organismo é apenas uma "máquina de sobrevivência" do gene, cujo objetivo é a sua auto-replicação e onde a espécie onde ele existe é a "máquina" mais adequada a essa perpetuação. Analisando o comportamento de algumas espécies animais, Dawkins explica que o altruísmo que se observa em muitas espécies não é contraditório com o egoísmo do gene, mas contribui para a sua sobrevivência.
Segundo alguns, a teoria lançada por Dawkins pode ser interpretada como uma afirmação do liberalismo (do egoísmo como característica fundamental dos seres vivos, onde o altruísmo, quando existe, é apenas uma forma de perpetuar o indivíduo).
Neste livro, Dawkins reformula igualmente o conceito de meme, ou seja, o equivalente cultural do gene, a unidade básica da memória ou do conhecimento, que o ser humano transfere conscientemente para os seus descendentes.
Dawkins afirma no Prefácio da primeira edição que os conceitos elaborados neste livro não são de sua autoria, uma vez que já tinham sido formulados por George C. Williams, J. Maynard Smith, W. D. Hamilton e R. L. Trivers.
Um meme é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros. No que diz respeito à sua funcionalidade, o meme é considerado uma unidade de evolução cultural que pode de alguma forma autopropagar-se. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autônoma. O estudo dos modelos evolutivos da transferência de informação é conhecido como memética.
Quando usado num contexto coloquial e não especializado, o termo meme pode significar apenas a transmissão de informação de uma mente para outra. Este uso aproxima o termo da analogia da "linguagem como vírus", afastando-o do propósito original de Dawkins, que procurava definir os memes como replicadores de comportamentos.
“A chave de todo ser humano é seu pensamento. Resistente e desafiante aos olhares, tem oculto um estandarte que obedece, que é a ideia ante a qual todos seus fatos são interpretados. O ser humano pode somente ser reformado mostrando-lhe uma ideia nova que supere a antiga e traga comandos próprios”. - Ralph Waldo Emerson. (Fonte: transcrito de Wikipedia)

Por que esse papo todo? É apenas para dar uma explicação acadêmica para o fenômeno, pois você convive com os memes e contribui para a sua propagação e nem sempre liga o nome à pessoa... :) Veja no post abaixo o mais recente meme: "Para a nossa alegria!"

terça-feira, 3 de abril de 2012

Para nossa alegria!

Em 1972, a banda Exodos, primeira banda brasileira de rock evangélico, gravou 'Galhos Secos'.

Quarenta anos depois, em 2012, sabe-se lá porquê, os superdesafinados Jefferson, Mara e Suellen (que até parece incorporar a pomba-gira na performance) resolveram cantar e postaram a gravação no YouTube.

A coisa virou febre, do tipo ‘Menos Luiza, que está no Canadá’ e a música até mudou de nome. Somente a versão original condensada do novíssimo megahit do YouTube já contabiliza mais de 11,2 milhões de acessos, não se incluindo nessa conta as inúmeras versões bem-humoradas, entre elas a paródia do Marcelo Adnet & Cia na MTV, que já passa dos 2 milhões e que inclui músicas de Jorge BenJor, Capital Inicial e Seu Jorge cantadas com a letra de 'Para nossa alegria' , bem ao estilo hilário do Guri de Uruguaiana, que só bate ponto com o 'Canto Alegretense', entoado sob qualquer música que fique famosa. Com certeza o Guri deve estar adaptando o Canto ao ritmo gospel...

Por conta do sucesso meteórico nas redes sociais o trio já apareceu no programa da Ana Maria Braga e lá estavam eles domingo na estreia do Pânico na Band. E o camelô de camisetas da Cinelândia tem à venda unidades com a imagem do sorridente Jefferson ao violão e a frase: "Hoje é sexta! Para nossa alegria!!!"

Não à toa o Brasil é a bola da vez, o preferido como local de trabalho entre os BRICS, bem falado no mundo todo, menos por aqueles eternos e azedos malas-sem-alça locais que torcem o nariz para qualquer manifestação da cultura popular.

É muito bom morar aqui!

Clique para ver no YouTube as versões de ► Marcelo Adnet na MTV