terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Espigão descaracteriza a Lapa

Eu continuo querendo saber o porquê de ter sido liberado pela Prefeitura o gabarito na Lapa, o que possibilitará a construção de um espigão de 44 andares da estatal Eletrobrás, ao lado da Catedral Metropolitana, no estacionamento que aparece na foto acima. Veja os Arcos logo adiante: 17,6 metros de altura. O espigão? 133 metros...
$$
O fato: na semana passada, a Prefeitura mudou o gabarito da região onde especula-se que será construído o espigão da estatal Eletrobrás, nos arredores dos Arcos da Lapa, visando justamente a obra. Significa dizer que as regras de construção no local agora permitem um prédio gigantesco, o que antes era proibido pelas posturas municipais, ameaça a composição do corredor cultural carioca e coloca em risco o patrimônio da cidade. Rumores dão conta de que o Prefeito Eduardo Paes atendeu pedido do Governador Sérgio Cabral, que parece estar pressionando, inclusive, para que a Eletrobrás não tenha que apresentar contrapartida para o município do Rio no entorno do terreno onde construiria o prédio.
$$
Aconteceu a mesma coisa anos atrás quando a Prefeitura alterou rapidamente o gabarito duas vezes, o tempo suficiente para a entrada dos pedidos de construção dos dentes de vampiro na praia de Copacabana. Você acha dentro do contexto os prédios do Meridien e do Othon? Pois é... Só que agora é pior: querem cravar uma estaca bem na visada dos Arcos, se bobear o topo do prédio vai superar parte de Santa Teresa na altura...
$$
Qual o interesse do Governador nessa história onde aparece como procurador da Eletrobrás, contra o Rio de Janeiro, o patrimônio cultural e turístico da cidade e os cariocas de modo geral? Dizem as más línguas que até mesmo o patrocínio da Eletrobrás ao Vasco da Gama, time do coração de Cabral, estaria por trás do interesse do Governador em favorecer a estatal contra o interesse público.
$$
Os dois políticos, afinados, alegam que é para revitalizar a Lapa. Mas esta revitalização já está naturalmente sendo feita pelos cariocas, que fizeram com que o bairro readquirisse a sua vocação boêmia. Por que o monstrengo na área? Existem lugares decadentes na cidade que poderiam ter vida nova com os cerca de 2.000 funcionários que irão trabalhar no edifício e que certamente atrairão atividades logísticas. Na Cidade Nova, na Zona Portuária... Por que a Lapa?
$$
Veja no infográfico do jornal O Globo o que este espigão representaria para a Lapa e para o cenário do Centro histórico do Rio: um crime!
Fique de olho! Proteste! Não deixa que se perpetre essa agressão contra a Lapa. E não relaxe: vem aí Copa do Mundo e Olimpíada, vão querer aprontar mil e uma... E sobretudo escolha melhor os nossos representantes nas eleições!!!

Nenhum comentário: