quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Mengão: torcida cresce e derruba mitos históricos

Deu em 'O Globo': a recente pesquisa do Datafolha sobre o tamanho e a composição das torcidas dos principais clubes brasileiros, se confirma a liderança do Flamengo, derruba um mito histórico em relação a esta mesma torcida: os rubro-negros também dominam entre as classes de maior renda e entre pessoas com maior nível de escolaridade. Entre os entrevistados que declaram renda superior a dez salários mínimos, 20% torcem para o Flamengo. O Corínthians, segundo colocado, tem 14%. De qualquer forma, o domínio mais amplo dos torcedores do Flamengo se encontra entre os que ganham até dois salários mínimos: 21% da preferência, contra 12% de corintianos.

Em relação aos índices de escolaridade, a pesquisa também joga por terra o senso comum de que a torcida do Flamengo não seria forte entre pessoas com nível superior. Nesta faixa, o clube tem 17% da preferência e, novamente, ficou em primeiro lugar. Logo atrás vieram Corínthians, com 13%, e São Paulo, com 11%. A pesquisa do Datafolha, feita entre os dias 14 e 18 de dezembro, revela que, além de manter a liderança no país, a torcida do Flamengo continua crescendo em todas as regiões do Brasil.
Hoje, o clube tem 19% dos torcedores do país, dois pontos percentuais a mais que na pesquisa de 2007. O Corinthians, segundo colocado, tem 13% do total. Ou seja, a diferença entre rubro-negros e corintianos deixou definitivamente a margem de erro de dois pontos percentuais.

No Nordeste, o clube tem 25% da preferência. Já no Norte e Centro Oeste chegou a 30%. Nestas regiões, nenhum outro clube atingiu sequer 10% da preferência.

Nenhum comentário: