sábado, 1 de março de 2008

Rio 453 anos

Não, o título não está errado... A efeméride de hoje, 443 anos de fundação da cidade, faz parte da contabilidade portuguesa da História, a dos vencedores: em 1 de março de 1565, Estácio de Sá desembarcou na Praia de Fora, hoje área militar da Fortaleza de São João (será que ele estava procurando o Bar Urca?), que aqui chegou com uma missão: expulsar os franceses. Muitos anos antes, Nicolas Durand de Villegaignon organizou uma expedição com 3 navios e 600 homens com o objetivo de estabelecer aqui um entreposto para comercializar o pau-brasil e criar na Guanabara a França Antártica. Os franceses chegaram em 1555 (portanto, 10 anos antes de Estácio) e ocuparam desde uma ponta de praia que existia onde hoje está a Igreja de Santa Luzia - naquela época o mar batia ali - até a enseada de Botafogo. Construiram casas e batizaram o lugar de Henri Ville. Para proteger o pedaço, os franceses construiram um fortificação numa ilhota em frente. Hoje, é conhecida por Ilha de Villegaignon e, com o Aterro, ficou colada à pista do Aeroporto Santos Dumont, mas ainda é uma ilha, acessada por dois pontilhões e nela está instalada a Escola Naval. Do Forte (não lembro o nome original e estou com preguiça de acessar a homepage da Escola...) existem restos, embaixo do pavilhão das salas de aula (estive lá em 2004, em um Congresso). Nos entreveros que se seguiram à chegada de Estácio, em cerca de um ano os portugueses conseguiram expulsar os franceses. Em 1567, dois anos depois de sua chegada e com 25 anos, Estácio foi vítima de uma "flecha perdida" e morreu.
O túmulo de Estácio está, desde 1840, na Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca. Antes, os restos mortais jaziam em um santuário no alto do Morro do Castelo, que foi demolido (o morro) porque o governo queria acabar com o ambiente insalubre que estava se formando por conta da urbanização do centro da cidade. O Morro subia por trás da rua Santa Luzia e descia nas imediações da rua da Assembléia, quase no Paço Imperial, na Praça XV. A terra que foi deslocada serviu para a primeira parte do Aterro: da praça Paris até o MAM / Aeroporto Santos Dumont, construídos depois, obviamente, e para criar o bairro da Urca. A região é chamada até hoje de Esplanada do Castelo e nela foram construídos dos ministérios da Fazenda, do Trabalho, da Cultura e de uma infinidade de prédios comerciais.
Depois da morte de Estácio foi concluída (1578) a construção do Forte de São José (foto), o terceiro mais antigo do país. Restaurado mais de uma vez, em maio próximo nele será inaugurado um Museu Histórico, com o objetivo de revitalizar a região e atrair mais turistas, já que a área é considerada o berço da cidade. O Forte é a principal construção da Fortaleza de São João, que foi criado para, em conjunto com o Forte de Santa Cruz, do outro lado da entrada da baía, em Niterói, acabar definitivamente com as possibilidades de invasões estrangeira e de piratas. Com baterias de canhões de cada lado, não havia bucaneiro que se aventurasse passar...

Nenhum comentário: