terça-feira, 4 de março de 2008

É você na foto?

DIGA: -Identifica (never "indentifica") -Menos (nunca "menas") -Iogurte (jamais "iorgute") -Mortadela (nunca "mortandela") -Mendigo (e não "mindingo") -Travesseiro (não use "trabisseiro") -Trezentos gramas (é O grama e não A grama) -Cadarço (nunca "cardaço"). NÃO DIGA: -Asterístico (asterisco) -Beneficiente (beneficente -lembre-se de Beneficência Portuguesa) -Meia cansada (meio cansada).

E lembre-se: -Mal combina com Bem -Mau combina com Bom -A casa é GEMINADA, do latim geminare (duplicar) e não GERMINADA que vem de germinar, nascer, brotar. O certo é CUSPIR e não GOSPIR, assim como é BASCULANTE e não VASCULHANTE, a janela do banheiro ou da cozinha.
Se você estiver com muito calor, poderá dizer que está "suando" (com u) e não "soando", pois quem "soa" é sino! O peixe tem ESPINHA (espinha dorsal) e não ESPINHO. Plantas têm espinhos. Homens dizem OBRIGADO e mulheres OBRIGADA. O certo é HAJA VISTA (que se oferece à vista) e não HAJA VISTO.

"-FAZ dois anos que não o vejo" e não " FAZEM dois anos". POR ISSO e não PORISSO. "HAVIA muitas pessoas no local" e não "HAVIAM". "PODE HAVER problemas" e não "PODEM HAVER..." PROBLEMA e não POBLEMA ou POBREMA. A PARTIR e não À PARTIR. Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e não para mim fazer, para mim comprar ou para mim comer (mim não conjuga verbo; apenas "eu, tu, eles, nós, vós, eles").

Você pode ficar com dó (ou com um dó) de alguém, mas nunca com "uma dó"; a palavra dó no feminino é só a nota musical (do, ré, mi etc.) A pronúncias CD-ROM é igual a ROMA sem o A, não é CD-RUM (nem CD-pinga, CD-vodka, etc). ROM é abreviatura de Read Only Memory - memória apenas para leitura. HALL é RÓL não RAU, nem AU.

E ainda tem o horror falado pelo pessoal do TELEMARKETING: não é eu vou ESTAR mandando, vou ESTAR passando, vou ESTAR verificando e sim eu vou MANDAR, vou PASSAR e vou VERIFICAR (muito mais simples, mais elegante e CORRETO). Da mesma forma é incorreto perguntar: COM QUEM VOCÊ QUER ESTAR FALANDO? Veja como é o correto e mais simples: COM QUEM VOCÊ QUER FALAR?

Ao telefone não use: Quem gostaria? É de matar... E também não use: peraí, agüenta aí, só um pouquinho (prefira: aguarde um momento, por favor). Por último e talvez a pior de todas : arranquem os malditos SEJE e ESTEJE do seu vocabulário (estas palavras não existem!). Não é elegante você tratar por telefone pessoas que não conhece utilizando termos como: querido(a), meu filho(a), meu bem, amigo(a)... Utilize o nome da pessoa ou "Senhor", "Senhora" (colaboração da Martha).

Nenhum comentário: