sábado, 22 de agosto de 2009

Renovando o tributo a Bruddah Iz

Israel Kamakawiwo'ole, mais conhecido pelo apelido de "Bruddah IZ" ("brother Israel", na linguagem dos surfistas do Hawai), nascido em 1959, foi o mais popular cantor havaiano de todos os tempos. Iniciou sua carreira musical como integrante do grupo Makaha Sons of Ni'ihau. Sempre cantando e tocando ukelele (o cavaquinho havaiano), em 1993, no segundo álbum de sua carreira solo, "Facing the Future", gravou o seu maior sucesso, o medley "Somewhere Over the Rainbow/What a Wonderful World", cuja primeira canção foi imortalizada por Judy Garland no filme O Mágico de Oz, e a segunda um sucesso de Louis Armstrong.
Infelizmente IZ não gozava de boa saúde e, por sofrer de obesidade mórbida, chegou a pesar mais de 300 quilos. Em 1997, aos 38 anos, ele faleceu devido a complicações cardíacas e respiratórias oriundas de sua doença, causando comoção geral no Havaí, que decretou estado de luto oficial. O vídeo (link abaixo, deixe "carregar" um pouco para não picotar) produzido por sua gravadora "Mountain Apple" exibe cenas de seu velório e também da cerimônia na qual as cinzas de Israel foram lançadas ao mar, acompanhada por milhares de fãs que foram até Makua Beach a nado, botes ou barcos, a fim de poderem dar o último aloha ao seu ídolo.
Embora já fosse relativamente conhecido no exterior, o nome de Israel Kamakawiwo'ole estourou mesmo a partir do momento em que seu antológico medley foi descoberto por Hollywood. "Encontro Marcado", filme de 1998 com Brad Pitt e Anthony Hopkins, foi apenas a primeira de muitas produções que viriam a resgatar a regravação de IZ, sendo uma das mais marcantes o episódio de E.R. no qual o Dr. Mark Greene, interpretado por Anthony Edwards, morre em uma praia no Havaí, em 2002. No total, a gravação de "Somewhere Over the Rainbow/What a Wonderful World" foi aproveitada por 17 filmes hollywoodianos e 32 seriados de TV (fonte: internet)
http://www.youtube.com/watch?v=0ltAGuuru7Q&feature=related

Nenhum comentário: