domingo, 10 de abril de 2011

Mt Wellington


Um programa obrigatório para quem vai pela primeira vez a Hobart é visitar o monte Wellington. É uma montanha em cujo sopé se localiza grande parte da capital da Tasmânia, na Austrália. É comumente referida pelos locais como a "Montanha" e seu cume está situado a 1.270 m acima do nível do mar (não considerando a torre de TV), a apenas 22 km do centro da cidade, pela estrada.

Na entrada do parque uma placa orienta até onde os veículos podem subir e por sorte encontramos a pista livre. As encostas mais baixas são densamente arborizadas e atravessadas por muitas trilhas, muito freqüentadas por pessoas e ciclistas. No alto também existe uma trilha, mas para percorrê-la é bom ter roupas apropriadas para enfrentar o frio intenso. E, evidentemente, a forma física tem que estar 100%. Existe uma estrada asfaltada até o cume, estreita e íngreme, construída em 1937, porque era importante naquela época (pré-2ª guerra mundial) dispor de um ponto de onde se descortinasse muito longe no horizonte. E de lá a vista pode alcançar 100 quilômetros, em dias ensolarados.

Pertinho do topo, uma construção envidraçada (a “vigia”) oferece uma vista espetacular para o Leste, podendo-se observar a cidade abaixo e o estuário do rio Derwent, que deságua em Hobart. As partes altas da montanha estão frequentemente cobertas de neve, por vezes mesmo no verão (vide foto acima, da internet). A temperatura cai fortemente à medida em que se sobe. No domingo, na cidade fazia 20 graus e no topo estava em torno de 7 graus, sem falar na sensação térmica devida aos fortes ventos. Dependendo deles, quando sopram da Antártida o frio aumenta e o recorde é de quase 10 graus negativos.

Nenhum comentário: