terça-feira, 2 de agosto de 2011

Pérolas de Oscar Niemeyer, 103 anos


Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares Filho (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907) é um arquiteto brasileiro, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado. Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que desenhou para a cidade de Brasília. "Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein." Além desta, rolam na internet outras frases ditas de sua autoria: 
  • Ganhei um convite para ver o filme da Bruna Surfistinha. Esperava que fosse mesmo um filme sobre surfe. Mas o filme é uma apologia ao baixo meretrício e aos mais baixos instintos humanos. Pelo menos rolou uns peitinhos.
  • Meu médico me proibiu de tomar vinho todos os dias. Sorte que ele não falou nada sobre Smirnoff Ice.
  • Fui convidado para ver o pessoal do Comédia em Pé. Só não vou porque minha artrite não deixa ficar em pé muito tempo.
  • Esse humor do Zorra Total já era antigo quando eu era criança.
  • Linda, eu não vou a museus. Eu crio museus. Quer ir ver uns museus?
  • Existem apenas dois segredos para manter a lucidez na minha idade: o primeiro é manter a memória em dia. O segundo eu não me lembro.
  • Ivete Sangalo me encomendou o primeiro trio elétrico de concreto armado do mundo. O pessoal aqui no escritório já apelidou de "Sangalão". A proposta inicial dela era fazer o "Sangalão" de madeira para ficar mais leve. Aí eu disse pra Ivete "Quer de madeira? chama um marceneiro!".
  • Projetar Brasília para os políticos que vocês colocaram lá foi como criar um lindo vaso de flores pra vocês usarem como pinico.
  • Caro Sarney: ser imortal na Academia Brasileira de Letras é mole. Quero ver é tentar ser aqui fora!
  • Nunca penso na morte, nunca. Vou deixar para pensar nisso quando tiver mais idade
  • Perto de mim Justin Bieber ainda é um espermatozóide.
  • Brasília nunca deveria ter sido projetada em forma de avião. O de camburão seria mais adequado. Na verdade quem projetou Brasília foi Lúcio Costa. Eu fiz uns prédios e avisei que aquela merda não ia dar certo. Sim, ela é aquele avião que não decola nunca. Segundo a Nasa, Brasília é inconfundível vista do espaço.
  • Duro admitir, mas atualmente Marcela Temer é o monumento mais comentado de Brasília.
  • Todos ficam falando Zé Alencar é isso, Zé Alencar é aquilo. Mas quem fez Pilates e caminhou na praia hoje? Eu!
  • O frevo foi criado há 104 anos. Ou seja: só tive um ano de sossego desse pessoal pulando de guardachuvinha.
  • Segredo da longevidade: não viva cada dia como se fosse o último. Viva como se fosse o primeiro.
  • Na minha idade, a melhor coisa de acordar de madrugada para ir ao banheiro é ter acordado.
  • Alguns homens melhoram depois dos 40. E eu mesmo só comecei a me sentir mais gato depois dos 90.
  • Queria muito encontrar um emprego vitalício. Só pra garantir o futuro, sabe... Andei comprando apostilas para Concurso do Banco do Brasil. Não quero viver de arquitetura o resto da vida.
  • Foi-se o John Herbert, 81 anos. Essa molecada da área artística se acaba rápido demais.
  • Só me arrependo de uma coisa na vida: de não ter cuidado melhor da minha saúde para poder viver mais.
  • São Paulo mostrou ao Brasil como se urbanizar com inteligência: basta fazer o exato contrário do que aconteceu lá.
  • Fato: o meu edifício Copan aparece em 50% dos cartões postais de São Paulo.
  • A quem interessar possa: eu não estive presente na fundação de São Paulo há 457 anos. Na verdade eu não fui nem convidado.
  • A vida é um BBB e eu quero ser o último a sair!

Nenhum comentário: