sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Grupos de ajuda: você precisa de um deles?

Todos se caracterizam por serem movimentos filantrópicos, sem fins lucrativos, desvinculados de religiões e política, sigilosos e são coordenados por voluntários rigoramente preparados. São "irmandades" onde todos compartilham suas experiências e dificuldades comuns, de forma sigilosa, respeitosa e com um único objetivo: melhorar-se para viver melhor. Nenhum deles está vinculado a qualquer religião ou partido político e todos são totalmente gratuitos.

FUMANTES ANÔNIMOS - GRUPO RENASCER
Fumantes Anônimos é uma irmandade de pessoas que sentiram o poder da adicção à nicotina. Encontramos uma solução, uma maneira de viver e crescer sem nicotina e compartilhamos isto livremente com os outros e com cada um que deseje juntar-se a nós.

ONEOMANIA - GASTADORES COMPULSIVOS
O ato de comprar indiscriminadamente é uma doença chamada 'oneomania' que atinge as pessoas caracterizadas como compradoras compulsivas. A oneomania é um distúrbio bastante controvertido do ponto de vista psiquiátrico e psicológico.

AMOR EXIGENTE
Uma proposta de educação destinada a pais e orientadores como forma de prevenir e solucionar problemas com seus filhos ou alunos.

D.A.S.A - DEPENDENTES DE AMOR E SEXO ANÔNIMOS
DASA- é uma irmandade cujos fundamentos são os 12 Passos e as 12 Tradições. Está baseada no modelo adaptado de Alcoólicos Anônimos para o DASA. O único requisito para ser membro é ter o sincero desejo de libertar-se da Dependência de Amor e Sexo.

NEURÓTICOS ANÔNIMOS
Neuróticos Anônimos é uma irmandade formada por homens e mulheres que compartilham suas experiências, fortaleza e esperança para resolverem seus problemas emocionais comuns e assim se reabilitarem da doença mental e emocional.

DEVEDORES ANÔNIMOS
Para auxiliar pessoas que sofrem da oneomania foi criado um grupo conhecido como Devedores Anônimos - D.A., tem o propósito de ensinar seus membros a reaprender a lidar com o dinheiro e para isso realizam cálculos das despesas domésticas e as relacionam com os ganhos mensais da pessoa.

EMOCIONAIS ANÔNIMOS
Reconhecer as nossas limitações é nossa grande vitória! Fazer alguma coisa para vivermos mais felizes é nosso direito!

ALCOÓLICOS ANÔNIMOS
Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo.

AL-ANON
Para familiares e amigos dos alcoólicos

COMEDORES COMPULSIVOS ANÔNIMOS
É uma irmandade mundial de indivíduos que, compartilhando experiências e apoio mútuo, estão se recuperando do comer compulsivo.

DISTÚRBIOS ALIMENTARES - ANOREXIA E BULIMIA
Os Distúrbios Alimentares são doenças de caráter psicológico e sócio-cultural, que comprometem a vida e o destino de adolescentes e mulheres jovens. São caracterizados por distúrbios de conduta alimentar, geralmente acompanhados de preocupação com a comida, com a imagem corporal e relacionam-se frequentemente com os transtornos depressivos.

NARCÓTICOS ANÔNIMOS
NA é uma irmandade mundial sem fins lucrativos, ativa em mais de 130 países. Somos adictos em recuperação e nos reunimos regularmente, sobrevivendo a todas as adversidades. Percebemos que finalmente há esperança para nós.

MULHERES QUE AMAM DEMAIS ANÔNIMAS
MADA é um programa de recuperação para mulheres que têm como objetivo primordial se recuperar da dependência de relacionamentos destrutivos, aprendendo a se relacionar de forma saudável consigo mesma e com os outros.

JOGADORES ANÔNIMOS - JOG-ANON
Jog-Anon é uma irmandade de homens e mulheres que são maridos, esposas, parentes e amigos chegados de jogadores compulsivos

Este é para atendimento individual:
CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA (CVV)
O CVV é um programa de prevenção ao suicídio e valorização da vida adotado por diversas instituições mantenedoras pelo Brasil. Se concretiza como Posto CVV e se caracteriza por ser movimento filantrópico civil sem fins lucrativos e desvinculado de religiões e política.
(colaboração de Catarina S.P.)

Nenhum comentário: