sábado, 6 de novembro de 2010

Imagem Solidária


O projeto Imagem Solidária foi criado em 2006, fruto de parceria entre a ASIA e um grupo de empresários ligados à área médica. Funciona no Ambulatório São Luis Gonzaga oferecendo à população carente exames médicos de qualidade e baixo custo, fundamentais para o diagnóstico de determinadas patologias.

Para ser atendido, o interessado precisa levar identidade, CPF, comprovante de renda e solicitação médica. Os exames podem ser marcados pelo telefone (21) 2535 6000 ou pessoalmente, à Rua São Clemente, 216 - Botafogo, no Rio de Janeiro.

ASIA é o nome da Associação dos Antigos Alunos dos Padres Jesuítas do Rio de Janeiro. As iniciais vêm do latim: Antiqui Societatis Iesu Alumni. Entidade filantrópica fundada em 1932 por ex-alunos do CSI - Colégio Santo Inácio, tinha como objetivo reunir os antigos alunos em atividades sócio-culturais e esportivas no espaço do Santo Inácio. Porém, em pouco tempo, suas atividades se voltaram para o exercício da solidariedade e a construção de um mundo mais justo. Mais tarde, os projetos sociais ganharam força e ASIA passou a ter um caráter mais beneficente, com o engajamento de antigos alunos, familiares, funcionários e professores do CSI. Na década de 60, foi criado o Ambulatório São Luís Gonzaga, com o objetivo de oferecer atendimento médico em diversas especialidades para a população carente. Atualmente o ambulatório realiza mais de 35 mil consultas por ano.

Exames realizados
  • Ultrassonografia - A ultrassonografia (ou ecografia) é um método diagnóstico que aproveita o eco produzido pelo som, para ver em tempo real as reflexões produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo. É um método inócuo, barato e não invasivo ou minimamente invasivo, ideal para avaliar gestantes e mulheres em idade procriativa. Nos últimos anos, o desenvolvimento tecnológico transformou esse método em um instrumento poderoso de investigação médica dirigida, exigindo treinamento constante e uma conduta participativa do usuário.
  • Mamografia - A mamografia é um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas. Homens e mulheres podem desenvolver câncer de mama. A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detectar precocemente qualquer alteração nas mamas. A mamografia é o mais eficaz método de diagnóstico para a detecção de câncer de mama.
  • Ressonância magnética - O resultado de um exame de ressonância magnética é rápido e eficaz, permitindo o diagnóstico preciso de patologias graves, cuja demora para o início do tratamento representa um risco. Esse processo apresenta um detalhamento de imagem muito superior a diversos outros exames, além de ser um procedimento inofensivo, que não causa dor nem expõe o paciente à radiação. A ressonância é fundamental para a detecção de doenças neurológicas e do sistema musculoesquelético.
  • Ecocardiograma - Baseado no uso de ultrassom, este exame é empregado na avaliação dos pacientes com cardiopatias. Apresenta imagens estáticas e em movimento do músculo e das válvulas cardíacas, além disso, através do mapeamento de fluxos em cores pela técnica Doppler, pode-se identificar a direção e velocidade do fluxo sanguíneo no interior das cavidades cardíacas.
  • Endoscopia - A endoscopia é um método necessário e simples de examinar todo o tubo digestivo, incluindo o esôfago, estômago, duodeno e intestino grosso.
 Utiliza-se de um endoscópio, aparelho que consta basicamente de uma fonte de luz e alguma forma de visualização da imagem. É com este equipamento que os médicos especialistas diagnosticam e fazem tratamento terapêutico na maioria das doenças gastrointestinais.
  • Ergometria - O teste de esforço ou teste ergométrico é o registro da atividade elétrica do coração durante o esforço físico. Além das informações obtidas através do eletrocardiograma durante o esforço, este teste permite ainda avaliar o comportamento da pressão arterial, os sintomas do paciente e a sua aptidão física. Em relação às doenças cardiovasculares, o teste de esforço é utilizado para o diagnóstico, avaliação do tratamento ou estimativa de complicações futuras (prognóstico). Na grande maioria dos casos, o teste de esforço é realizado com esteira.
Mais informações na página da ASIA, clique aqui
(Colaboração de Augusto T.P.)

3 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber o preço da tc de abdômen e pelve, no telefone não consigo contato meu cel 32 98423-8640

Unknown disse...

Gostaria de saber quanto está mamografia, transvaginal, ecocardiograma.

Unknown disse...

Olá boa tarde será que alguém pode me informar o telefone Ásia