terça-feira, 9 de novembro de 2010

Seul vai ganhar ponte futurista

Assim como Londres, Paris e tantas outras cidades, a capital da Coreia do Sul é atravessada por um rio e já existem cerca de trinta pontes ligando as duas margens do Han. Porém, a Paik Nam June Media Bridge parece ser mais do que uma simples estrutura de passagem e irá tornar-se em um novo ponto de atração da capital coreana. Esta é a ambiciosa meta traçada pelo escritório de arquitetura Planning Korea, que apresentou um projeto futurista e, como tal, concebido para ser amigo do ambiente.
A totalidade da extensão da ponte (1.080 metros), será coberta com painéis solares, para que a própria infraestrutura gere a energia necessária aos diversos espaços de lazer que foram projetados no seu interior: museu, biblioteca pública e um centro comercial.
A ponte terá faixas de rodagem para automóveis, bicicletas e pedestres. Além do rio e de todo o cenário urbano envolvente, será instalada na ponte uma série de jardins cujo crescimento é garantido pelos recursos locais - água do rio e das chuvas, ventilação e luz natural.
A ponte foi projetada com o pensamento no tráfego do rio Han e por isto dispõe de um cais preparado para acolher iates, cruzeiros e também os táxis aquáticos, comuns em Seul.
Fonte: Trechos e fotos de artigo publicado em Obvious “Arquitetura” por Débora Cambé.

Nenhum comentário: