domingo, 24 de agosto de 2008

Coisas que odiamos em Pequim 2008

Ainda bem que os jogos olímpicos acabaram. Em ordem aleatória, já que todos são medalha de ouro no quesito "chateação", estava difícil aturar:
1. A saudação "Ni hao!" (algo como "oi tudo bem" em mandarim), dita toda vez que um sorridente trepidante da Globo ou da Band adentrava a telinha pra falar de alguma coisa.
2. A ex-jogadora Virna, ao comentar os jogos de vôlei de praia na Band, em todas as suas frases dizer que o problema estava no "side out" (em português, "contra-ataque").
3. A propaganda única da Qualy, repetida à exaustão, com um ator com sotaque paulista no meio de uma gritaria explicando como fazer para ganhar prêmios de uma promoção da margarina.
4. A propaganda única da Caixa Econômica Federal, também repetida ad nauseam, auto-proclamando os seus patrocínios olímpicos, narrada por uma locutora com o mais chiado do mais chiado sotaque carioca (inimitável).
5. O ufanista locutor Luciano do Valle, sempre dando um jeito de lembrar dele mesmo como um dos pilares do surgimento do vôlei brasileiro a partir daquele jogo no Maracanã na década de 90.
6. O inacreditável Sílvio Luiz, narrando qualquer jogo do Brasil, com uma sucessão de bordões que ele deve achar o máximo da criatividade caipira. Nos demais ele não narra, fica apenas contando historinhas para o comentarista da hora, sendo que eventualmente, ao falar no jogo que rola na telinha, se o jogador é negro, é sempre chamado de "Obina" pelo locutor paulista.
7. O programa do Milton Neves que, não satisfeito em ser o mais chato dos chatos da TV esportiva brasileira (e olha que ganhar da dupla Galvão Bueno e Luciano do Valle não é mole...), contratou outros malas como um ex-árbitro de futebol e um comentarista de Minas Gerais.
8. A explicação recorrente de que a medalha do terceiro lugar é melhor do que a do segundo, porque o bronze vem com uma vitória, ao passo que prata é ganha com uma derrota. Quem inventou essa idiotice?
9. O Dunga, que depois do jogo com a Argentina, ao justificar a convocação dos jogadores para os próximos jogos das Eliminatórias da Copa 2010 (nove deles estavam na China), teve a capacidade de declarar que "os jogadores da Seleção Olímpica fizeram por merecer essa convocação, que foi um reconhecimento à dedicação e à postura que tiveram durante as Olimpíadas".
10. As gracinhas com o sumiço da vara da Maurren Maggi, que os caras continuam contando como se fosse a piada mais nova e mais engraçada do pedaço.
11. A mídia norte-americana, olhando para o próprio umbigo e considerando os EUA o grande vitorioso de Beijing 2008, por terem os atletas do país ganho 110 medalhas (36 ouro, 38 prata, 36 bronze) ao invés da China, que ganhou 100 medalhas (51 ouro, 21 prata, 28 bronze). Alguém precisa explicar pros caras o critério do COI que, evidentemente, dá mais valor ao metal amarelo.

Nenhum comentário: