quinta-feira, 15 de julho de 2010

Bar de carioca faz sucesso em Portugal

'Tasquinha das fodinhas', em Ponte de Lima, a capital do vinho verde, em Portugal - Galegos e portugueses chegam a fazer fila para se deixarem fotografar ou filmar ao lado de ementa (cardápio) afixada junto à entrada de uma casa de pasto de Ponte de Lima (município próximo à fronteira com a Espanha), cardápio onde o sexo se junta ao calão para dar um novo nome às iguarias aí confeccionadas.
"Fodinhas quentes", "pilas de gato" e "cu de galinha" são nomes de alguns dos petiscos confeccionados pela proprietária do estabelecimento, Márcia Abreu, nascida no Rio de Janeiro, há 40 anos, filha de pais emigrantes. A ideia, com cerca de três anos, nasceu da vontade de fazer "algo diferente", assegura. Situada na Rua do Rosário, no centro da vila, a casa de pasto "Os Telhadinhos" dispõe de três ou quatro mesas com banquetas e um balcão repleto de petiscos. Sem papas na língua, Dona Márcia afirma que vários são os clientes que lhe pedem uma "fodinha quente", ao que responde se "querem na racha ou embrulhada", isto é, se o cliente deseja uma patanisca de bacalhau no pão ou embrulhada num guardanapo. Nada de confusões.
Quanto à origem do nome, disse que, quando trabalhava num restaurante de Ponte da Barca, uma funcionária confeccionou pataniscas mas esqueceu-se do ingrediente essencial, o bacalhau. Sem nada saber, foi, então, chamada à atenção por clientes e, enquanto tentava apaziguar os ânimos, um exclamou: "Mas que grande foda!". Nascia, assim, um dos nomes mais emblemáticos da casa, que haveria de levar muitos a conhecer a tasquinha de Márcia Abreu.
Da opinião de que um palavrão "pode ser saboroso como um bom tempero", a empresária refere que são os turistas que acham mais graça à ementa. "Os clientes tradicionais estão já habituados ao cardápio. Agora, para os de fora, é uma autêntica novidade". Ao afiançar que pessoas há que vêm de muito longe "à procura de uma foda quente", Márcia Abreu disse que o número de iguarias servidas na tasquinha é já superior às que constam do cardápio. "Vamos fazer novas molduras para exibir petiscos que não estão na ementa, como os corninhos de marcha lenta (caracóis). (transcrito da internet)
Atenção: aqui no Rio, podem ser encontradas excelentes pataniscas de bacalhau no 'Pavão Azul', em Copacabana, em frente à Delegacia.
Veja no YouTube a entrevista ao vivo da SIC com a proprietária

Nenhum comentário: