sexta-feira, 30 de julho de 2010

Lomografia

Em 1991, dois jovens vienenses de férias em Praga, na República Checa, descobrem a máquina Lomo passando as férias a fotografar sem parar ou pensar. Já de regresso ao seu país ficam fascinados com a luz, cor e qualidade das fotografias tiradas com a máquina Lomo. Este fascínio acabou por se alastrar aos jovens de Viena tornando-se numa moda. A Lomo é uma câmera automática, de alta sensibilidade, capaz de capturar cor e movimento sem necessidade de flash e sem deformação. Existem vários modelos de Lomo, dependendo do efeito que produzem nas fotografias, sendo os mais conhecidos a LC-A, Diane, Holga, Fish-Eye, assim como vários acessórios complementares a cada uma delas.Foi em plena Guerra Fria que surgiu a Lomo Kompakt com o objetivo de se tornar num meio para documentar o estilo de vida soviético. Decorria o ano de 1982 e o general Igor Petrowitsch Kornitzky, amante de fotografia e admirador de uma pequena máquina japonesa, a Cosina CX-1, ordenou que a empresa Lomo produzisse em massa máquinas fotográficas pequenas, robustas e fáceis de manipular. Estas seriam comercializadas a baixo custo, podendo ser adquiridas por todas as famílias da ex-URSS que registrariam o seu estilo de vida, tornando-se instrumentos de propaganda. Foi então produzida a Lomo Kompakt Automat e comercializada tanto na União Soviética, como na Alemanha de Leste, Vietnã e Cuba.
Em 1995, nasceu a Sociedade Lomográfica em Viena, constituindo a primeira Lomo Embaixada tendo como propósito impedir o desaparecimento destas máquinas russas, já que a fábrica de S. Petersburgo tinha acabado com a produção. Atualmente, a Lomografia engloba a venda de produtos com novidades frequentes, assim como a realização de diversas atividades culturais, dinamizadas pelas Embaixadas Lomográficas existentes um pouco por todo o mundo. O seu principal projeto é a constituição do LomoWorldArchive que será um registro visual realizado por fotografias de lomógrafos de todo o mundo, lomógrafos esses que nos últimos anos constituem uma comunidade de cerca de 500 mil membros.
As máquinas Lomo tornaram-se cult e a Lomografia constituiu-se como um modo de vida, tendo subjacente um conjunto de 10 regras básicas adotadas pelos lomógrafos, originando um movimento cultural cujos princípios são partilhados por todos:
1. Leva a tua Lomo onde quer que vás;
2. Fotografa a qualquer hora do dia ou da noite;
3. A Lomografia não interfere na tua vida, é parte dela;
4. Aproxima-te o mais possível do objeto a ser fotografado;
5. Não olhes pelo visor;
6. Não penses;
7. Seja rápido;
8. Não precisas saber com antecedência o que fotografaste;
9. Nem depois; e
10. Não te preocupes com quaisquer regras.

Transcrito de Obvious

Nenhum comentário: