sexta-feira, 23 de julho de 2010

A utopia perdida de Salton Sea

Transcrito de 'Obvious', fotos de Stephen Tamiesie - É a 'Balada do Mar Salgado', mas sem o mar. Tralhas e relíquias de um passado de glórias que se misturam, até momento em que não se distingue mais o exótico do decadente. Não, não é o cenário de um filme de David Lynch: é Salton Sea, um ponto real e tangível localizado no meio do deserto californiano, criado por condições ambientais únicas que geraram um idílico lago de água salgada em seu entorno. A partir daí, se tornou também uma utopia e empreendimento turístico de sucesso, como é de praxe no American Way of Life.O fato é que a mesma natureza que gerou Salton Sea também contribuiu para a sua deterioração. Além de fortes chuvas e enchentes ao longo das décadas, houve também o aumento da quantidade de sal na água - de fato, atualmente a concentração salina de Salton Sea é cerca de 25% maior do que a do Oceano Pacífico. A poluição de indústrias vizinhas terminou por reduzir a fauna do local. Hoje restam apenas algumas espécies resistentes de peixes, pássaros e seres humanos em Salton Sea.
Nesta série de fotografias do norte-americano Stephen Tamiesie, batizada com o mesmo nome da região, é possível atentar aos detalhes de uma paisagem que, mesmo absurda e carcomida pelo tempo, ainda atrai e fascina. Como o próprio fotógrafo diz no texto introdutório da série: “A cada visita que faço a Salton Sea, minha atração pelo passado e presente deste lugar só aumentou, e não consigo deixar de sentir uma dose de nostalgia quando olho para estas imagens.”
A mística de Salton Sea continua presente na cultura pop, chamando a atenção não apenas de cientistas e ambientalistas, mas também de artistas e realizadores que, assim como Tamiesie, optaram por registrar a “Riviera Californiana” e suas peculiaridades. Um exemplo é o documentário Plagues and Pleasures on the Salton Sea (*), de 2006, que explora, além do ambiente surreal e seu contexto histórico, os habitantes remanescentes do local - em sua maioria, figuras excêntricas, aposentados e saudosos dos dias de glória em seus quintais.

Para uma visão científica do que ocorreu em Salton Sea, veja "A Desert Saga" (narrado em inglês, sem legendas), no YouTube http://www.youtube.com/watch?v=BKsK13NDkpg

(*) o trailer do documentário, narrado em inglês, sem legendas, está em

Nenhum comentário: