quarta-feira, 21 de julho de 2010

Ofertas na rede: compras coletivas

Para quem ainda não surfou na nova onda, os sites de compras coletivas funcionam da seguinte forma: uma promoção é colocada na rede com descontos que podem chegar até 90%. Em geral, as ofertas são de serviços de beleza, gastronomia e entretenimento. Para fazer a compra, o internauta precisará preencher um cadastro. E aqui vale um alerta, principalmente para aqueles que se irritam com as caixas de emails lotadas: uma vez cadastrado no sítio de compra coletiva, o consumidor receberá diariamente as ofertas. As ofertas geralmente ficam disponíveis de um a três dias e dificilmente voltam. Contudo, o prazo para usufruir da compra é mais flexível. Por exemplo, quem comprou uma escova de cabelo terá uma espécie de 'voucher' (um comprovante de compra), a ser usado na ocasião que lhe aprouver.

Outro ponto importante: a oferta só passa a valer quando se alcança um número mínimo de compradores. Este número de interessados pré-determinado é sempre informado nos sítios. A maior parte das páginas coloca ainda um contador à disposição, que informa quantos já compraram a oferta disponível. Quando o número mínimo não é alcançado, a promoção é cancelada e os pagamentos devolvidos.

Mas esse deve ser o menor dos problemas. Na semana em que essa reportagem começou a ser apurada, um cone japonês precisava de 30 compradores, no mínimo, para decolar a promoção. Logo no início da tarde do dia em que começou a oferta, os contadores já apontavam 6 mil. (Ana Paula Cardoso, O Globo)

Saiba quais são os sítios de compra coletiva no Brasil (dados levantados em 19.jul.10)

Peixe Urbano - Pioneiro no Brasil, atua em várias cidades.
http://www.peixeurbano.com.br/

Clickon - Atua em diversas cidades.
http://www.clickon.com.br/

Coletivar - Atua apenas em São Paulo.
http://www.coletivar.com.br/

Ofertadia - Atua apenas em São Paulo.
http://ofertadia.com.br/

Wego - Atua apenas em São Paulo.
http://www.wego.com.br/

Clubeurbano - Atua em várias cidades.
http://www.clubeurbano.com.br/

Ofertaunica - Atua somente em São Paulo.
http://www.ofertaunica.com.br/

Imperdível - Atua em várias cidades.
http://www.imperdivel.com.br/

Agrupe - atua somente em São Paulo.
http://www.agrupe.com.br/

Ofertax - Atua apenas no Rio de Janeiro.
http://www.ofertax.com.br/

Cupomvcvai - Atua somente em Campinas, SP.
http://www.vcvai.com/

Citybest - Atua em diversas cidades.
http://www.citybest.com.br/

Zipme - Sítio aNegritogregador, reúne todos os sítios de compra coletiva e mostra todas as ofertas do dia, por cidade. http://zipme.com.br/
(colaboração de Helio D.)

Nenhum comentário: