quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Esclarecimento: tubarão-branco ataca barco de pescadores!

Verdade ou Sensacionalismo?
Por Marcelo Szpilman*

A notícia “Tubarão-branco ataca barco de pescadores na Austrália”, com exibição do vídeo (veja link abaixo), estava na primeira página do Globo Online de hoje (05/01/11), como devia estar nas primeiras páginas de diversos veículos de mídia online do mundo todo. Tubarões e seus pretensos ataques são sempre campeões de audiência.

Confesso que a manchete acima tem o incrível poder de chamar a atenção, mas deve-se consumi-la com calma. É preciso esclarecer que o tubarão-branco, ainda que esteja envolvido em eventuais acidentes com o homem, não ataca embarcações deliberadamente. Como grande oportunista que é, deve ter sido atraído pela movimentação e cheiros na água produzidos pela faina dos pescadores, como as iscas utilizadas e os peixes capturados, ou mesmo pelo sangue e outros fluidos dos peixes capturados que podem ficar impregnados no costado do barco no momento em que são dominados e embarcados. Nesse caso, uma mordida investigatória na embarcação pode até ter ocorrido, como é dito na reportagem, pois o tubarão-branco estaria apenas investigando e provando, com sua boca e dentes, a fonte dos sinais que o atraíram. Nada além disso.

Eu mergulho com tubarões ao redor do mundo, incluindo o grande tubarão-branco, com o objetivo de mostrar ser possível interagir de forma amistosa com esses seres fantásticos. E um dos objetivos é desmitificar e apagar a errônea imagem de “comedor de homens”, como a que foi imputada na década de 1970 ao tubarão-branco pelo blockbuster Tubarão. O filme passou a distorcida ideia de que o tubarão-branco é um animal perverso e sanguinário que tem o homem como alvo principal. A irreal imagem da vítima humana mastigada pelos enormes dentes triangulares foi tão forte e negativa que os tubarões-brancos ficaram estigmatizados no imaginário coletivo como os assassinos dos mares.

Mas pense bem. Atualmente, ocorrem no máximo 70 ataques de tubarão por ano no mundo todo. E desses, somente 6 são atribuídos aos grandes brancos. Estatísticas da FAO (órgão das Nações Unidas) estimam que mais de 100 milhões de tubarões são capturados e mortos anualmente em todos os oceanos. Quem são os verdadeiros assassinos dos mares?

A notícia e o vídeo sobre o pretenso ataque podem ser vistos em Tubarão-branco ataca barco na Australia
 No link Ilha de Guadalupe você poderá ver outro filme com imagens captadas por mim na ilha de Guadalupe (Pacífico), quando um grande tubarão-branco decidiu dar um show de interação. É claro que você não encontrará esse filme divulgado nas primeiras páginas dos veículos de mídia online do mundo. E as razões são óbvias. Mostrar que os tubarões são animais calmos e previsíveis não dá Ibope!

O Jornal O Globo (24/02/10 - Ciência) veiculou a excelente matéria “Monstro dos Mares em Perigo”, abordando o declínio na população do tubarão-branco. Essa matéria pode ser vista no GLOBO ONLINE em Quantidade de tubarões-brancos diminui

*Instituto Ecológico Aqualung
Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558-3428 ou 2558-3429 ou 2556-5030
Fax: (21) 2556-6006 ou 2556-6021
E-mail: instaqua@uol.com.br

Nenhum comentário: