domingo, 30 de janeiro de 2011

Isto é que é praga: 75 anos sem vencer um título de Grand Slam

O sérvio Novak Djokovic (na foto, do Herald Sun, de Melbourne) sagrou-se bicampeão do Aberto da Austrália neste domingo, com uma vitória sem sustos na final contra o escocês Andy Murray por 3 sets a 0 e parciais de 6-4, 6-2 e 6-3.

Campeão do torneio em 2008, o número 3 do mundo prolongou o jejum britânico de 75 anos sem um título de Grand Slam, que são os torneios mais importantes do circuito, disputados há mais de 100 anos, nessa ordem: os abertos da Austrália (Melbourne, piso duro), da França (Roland-Garros, Paris, saibro), da Inglaterra (Wimbledon, Londres, grama) e dos Estados Unidos (Flushing Meadows, no Queens, em New York, piso duro).

Murray fez um jogo instável e perdeu a sua terceira chance de conquistar um título desse porte, a segunda no Aberto da Austrália, onde foi vice também no ano passado. Em todas as três finais de Grand Slam que disputou, o britânico número 5 do mundo perdeu por 3 sets a 0.

No Reino Unido, a expectativa sobre Murray era grande porque ele é o primeiro britânico a chegar a três finais de Grand Slam na Era Profissional, e esteve perto de repetir o feito de Fred Perry, o último do país a vencer um Major, no Aberto dos Estados Unidos de 1936. (fonte: O Globo)

Por essas e outras é que a Rainha prefere ficar montando quebracabeças (puzzle) no palácio e corre o risco de passar o reinado inteiro sapateirinha... O negócio talvez seja descolar um juiz que marque como válidas as bolas fora, a exemplo da final da Copa Fifa de Futebol 66 (já tem um tempinho também...), quando os alemães foram garfados.

História - O termo Grand Slam foi usado pela primeira vez em 1933, pelo jornalista estadonidense John Kieran. Ao descrever a tentativa, naquele ano, de Jack Crawford de ganhar todos os quatro títulos, comparou-a com o grand slam em bridge. No entanto, na final do US Open, Crawford foi incapaz de ganhar contra Fred Perry, justamente o último britânico citado acima, no que pode se pensar que Jack Crawford jogou uma praga pra cima dos britânicos... Na verdade, a mandinga demorou três anos para "colar" porque o inglês era um dos bambambãs da época e ainda venceu alguns torneios do Slam até ganhar o US Open de 1936. Foi somente em 1938 que Donald Budge tornou-se a primeira pessoa a ganhar o Grand Slam. E uma das poucas. O último homem a vencer o Gran Slam foi Rod Laver (em 1969, repetindo o feito de 1962), o maior tenista australiano. O Aberto da Austrália, encerrado hoje, é realizado na Rod Laver Arena (foto abaixo).
Os vencedores do Grand Slam (todos os 4 torneios na mesma temporada) em simples são: Don Budge (1938), Maureen Connolly (1953), Rod Laver (1962 e 1969), Margaret Smith Court (1970) e Steffi Graf, em 1988, junto com a medalha de ouro nas Olimpíadas daquele ano, ganhando assim o Golden Slam, a única pessoa a ter esse título. Para se ter idéia da importância do que conseguiu a brasileira Maria Ester Bueno, lembre-se que, em 1960, ela venceu, em dupla feminina, os quatro torneios do Grand Slam (mas trocou de parceira depois do Aberto do Austrália).

No tenis masculino, jogando em simplês, o maior vencedor de Grand Slams é o suíço Roger Federer, com 16 troféus. No feminino Margaret Jean Court, tem o recorde de 62 títulos de Grand Slams - 24 simples, 19 duplas de mulheres e 19 duplas mistas, mais do que qualquer outro jogador na história do tênis. Dos homens, contando simples e duplas, Roy Stanley Emerson tem o recorde de 28 Grand Slam conquistados. (Fonte: Wikipédia).

Nenhum comentário: