segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Vertigem não é com o íbex

Nos Alpes Italianos, mais concretamente na Barragem de Cingino (construída para evitar que as águas do lago Cingino invadam a vila de Antrona Schieranco, uma comuna italiana da região do Piemonte, com cerca de 544 habitantes), há uma espécie muito estranha de cabra montês. São as cabras íbex ou, simplesmente, íbex. Elas são conhecidas entre outras coisas pela excelente capacidade de escalada. Normalmente, as cabras escalam rochedos e coisas do tipo, mas ao Norte de Itália elas capricharam e resolveram escalar as paredes de uma barragem com 49 metros de altura e com inclinação de quase 90º.
Estes animais herbívoros alimentam-se fundamentalmente de ervas, feno, plantas e folhas, e refugiam-se nas alturas como forma de escapar aos seus predadores: ursos, lobos, raposas, águias douradas e, evidentemente, os humanos.
Mas isto não justifica inteiramente encarar a íngreme subida da barragem de Cingino, com tantos rochedos à disposição na região alpina. Aparentemente, a resposta está no sal contido nos tijolos da barragem. Estes são ricos em sais minerais e os íbex parecem mesmo gostar muito disso, como se pode ver nas fotos.

Fonte do texto e fotos: artigo de Helena Sousa Pereira publicado em Obvious (Recortes)

Não sei se é preconceito meu, mas tenho a nítida impressão de que essas cabras não iriam longe se a barragem fosse aqui no Brasil... Fico imaginando lá no topo uns turistas jogando latinhas de refrigerante para ver se acertavam em alguma das cabras alpinistas e sendo aplaudidos quando conseguissem um strike. O que vocês acham? ☺

Nenhum comentário: