terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Tosse Corporativa ("Síndrome de Erthal")

A tosse é um reflexo natural do aparelho respiratório que surge como conseqüência de um processo irritativo. Tossir é sintoma presente em muitas doenças: do resfriado comum ao câncer de pulmão.

Embora poucos saibam, o estresse no ambiente de trabalho é causa frequente de alguns tipos de tosse, principalmente em adultos com idade superior a 50 anos.

Não há comprovação científica de que o tamanho do nariz possa interferir no desdobramento das fases desta doença. Contudo, existem suspeitas catalogadas de que quanto mais a pessoa tosse menor fica o tamanho das suas unhas.

Sintomas
No princípio a pessoa ingressa na fase de tosse comedida, típica do início do período de estresse. Depois, a pessoa tem acessos de tosse de forma contumaz, sempre ligados aos momentos de aumento da carga de trabalho, daí o qualificativo "corporativo" da tosse. A partir deste momento, o portador entra em um processo crônico que só termina quando interrompido bruscamente, no caso de entrada em período de férias, por exemplo.

Análise da Doença
Nível de periculosidade:(não faz mal a uma pulga)
O maior perigo é para os colegas de trabalho que podem ter a audição prejudicada pelo barulho da tosse de quem sofre desta doença.

Nenhum comentário: