Em 5.dez.09, o maior navio de passageiros do mundo deixou o porto de Fort Lauderdale, na Flórida, EUA. No momento está sendo preparado para entrar a serviço da empresa Royal Caribbean International, sua proprietária e operadora. Daqui a menos de um ano terá um irmão gêmeo. Juntos "Oasis of the Seas" e "Allure of the Seas" realizarão cruzeiros de luxo regulares no Caribe. O navio tem 360 m de comprimento, 60 m de largura, com 72 m acima da linha d'água e deslocamento de 100.000 ton, comparável ao de um porta-aviões moderno.
►
Seus 6 motores diesel produzem mais de 130.000 hp para todas as necessidades de bordo e para impulsioná-lo à velocidade máxima de 22 nós (que não é muita, mas o suficiente para a navegação de cruzeiro). Com 16 decks, na sua capacidade máxima pode transportar cerca de 6.000 passageiros e uma tripulação de 2.000 pessoas. O espaço do navio está organizado em zonas temáticas ou bairros, como numa cidade verdadeira.
►
A sua construção foi iniciada em fev.06, na Finlândia e o lançamento à água realizou-se em nov.08, com mais um ano sendo consumido para equipar completamente o navio até ser entregue à Royal Caribbean para ser batizado neste mês. O seu custo supera um bilhão e meio de dólares.
►
Além de soluções técnicas e tecnológicas que o tornam um navio confortável e seguro, nada parece faltar a bordo. Na parte central do navio está o Central Park composto por um jardim com 50 árvores e milhares de plantas, cercado por lojas, bares e restaurantes. À popa fica situada uma zona de lazer com quatro piscinas, uma praia de areia, simuladores de ondas para quem quiser surfar e um anfiteatro para espetáculos, o AquaTheatre. Há também zonas desportivas com campos de basquetebol, voleibol, mini-golfe, ginásios, spas e até duas paredes de escalada. Por todo o navio há locais para crianças, com carrosséis e diversões e, para os adultos, os indispensáveis Casino e Night Club.
►
Nenhum comentário:
Postar um comentário