domingo, 20 de dezembro de 2009

Os Piratas do Rock

Se você gosta do rock 'n' roll anos 60 - ou se estiver de baixo astral - não deixe de pegar na locadora o filme “Os Piratas do Rock” (The Boat That Rocked - Pirate Radio), dirigido pelo inglês Richard Curtis, com um currículo de sucessos: diretor e roteirista de “Simplesmente Amor” e produtor e roteirista de “Bridget Jones - No Limite da Razão”; “O Diário de Bridget Jones”; “Um Lugar Chamado Notting Hill”; “Mr. Bean - O Filme”; “Quatro Casamentos e um Funeral”.
"Os Piratas do Rock" - cujo poster é inspirado na capa do álbum "Abbey Road", dos Beatles - não é um musical (nem comédia romântica como os outros filmes do diretor), mas é um daqueles raros filmes onde os atores representam se divertindo e o clima é o tempo todo "pra cima". A duração é de 135 minutos, mas no DVD você encontra mais 45 minutos de ótimas cenas não aproveitadas (algumas melhores que as do filme), verdadeiros bônus em um estilo difícil de encontrar em DVDs (historinhas independentes que não foram aproveitadas por causa das imposições comerciais de duração do longa).
Sinopse: Inspirado na revolução das rádios piratas britânicas dos anos de 1960, o filme conta a história de um grupo de amigos DJs que monta uma emissora num grande navio de pesca atracado na costa da Inglaterra.
Critica (Willis de Faria, 60 anos, internet): no Reino Unido, na década de 1960, a programação da BBC destinava duas horas semanais de músicas para a juventude e insistia em tocar jazz o tempo todo, ao contrário do que pedia a garotada. Para atender a demanda popular, um grupo de DJs montou, em um velho navio pesqueiro ancorado em águas internacionais no Mar do Norte, uma estação de rádio não convencional conhecida como "rádio pirata", que transmitia rock e música pop 24 horas por dia para metade da população do país. O filme é uma comédia que celebra a febre de música da era 60, e conta a história de como esse grupo de DJs tentou permanecer no ar com o Governo incansavelmente tentando encontrar uma maneira de fechar a Radio Pirata. Se você está procurando uma noite de pura diversão, o sentimento geral, nostálgico e legal sobre o legado dos anos 60, moda e música, e gostaria de esquecer a história por um tempo e ir com o clima de festa, vá ver este filme - você não vai ser deixado para baixo e obterá o que está procurando: uma trilha sonora incrível. Lembro-me no Brasil nos final dos anos 60, o programa de Big Boy, na Radio Mundial, que começava às 23 horas, e era baseada na forma deste Navio Pirata, trazendo novidades internacionais ao publico brasileiro. Estas rádios bombardeavam para fora uma atmosfera de sexo, drogas e rock 'n' roll. Certamente vale o seu tempo e dinheiro. Nota: 9,0.
Elenco: Bill Nighy (Quentin); Kenneth Branagh (Sir Alistair Dormandy); Philip Seymour Hoffman (The Count); Nick Frost ('Doctor' Dave); Tom Sturridge ('Young' Carl); Rhys Ifans (Gavin Cavanagh); Rhys Darby (Angus 'The Nut' Nutsford); Tom Brooke (Thick Kevin); e outros
Trilha Sonora:Wouldn't It Be Nice” (The Beach Boys); "This Guy's In Love With You” (Herb Alpert & The Tijuana Brass); “I Can See For Miles” (The Who); “My Generation” (The Who); “I Feel Free” (Cream); “The Wind Cries Mary” (Jimi Hendrix); “A Whiter Shade Of Pale” (Procol Harum); “These Arms of Mine” (Otis Redding); “The Happening” (The Supremes); “Father e Son” (Cat Stevens); “Nights In White Satin” (The Moody Blues); “Let's Dance” (David Bowie); “Let's Spend The Night Together” (Rolling Stones); “Won't Get Fooled Again” (The Who) e muitas outras. Site oficial da produtora: http://www.workingtitlefilms.com/film.php?filmID=120

Nenhum comentário: