quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Dia Mundial de Limpeza 2010: sábado, 18

Clean Up The World 2010 - Ano Internacional da Biodiversidade - Tema 2010 da ONU. Junte-se aos 35 milhões de pessoas de mais de 120 países em prol de um mundo mais limpo! Seja Voluntário! Participe!

Rio de Janeiro (praias de Copacabana, Botafogo, Vermelha, Ipanema, Leblon, São Conrado, Joatinga, Barra da Tijuca, Recreio, Grumari, Sepetiba, Ilha do Governador e Ilha de Paquetá), Itacoatiara e Icaraí (RJ), Saquarema (RJ), Cabo Frio (RJ), Vila Velha (ES), Brasília (DF), Americana (SP) e Curitiba (PR).

Dia 18 de Setembro de 2010 - Sábado - De 10h00 às 13h00

O Instituto Ecológico Aqualung e seu Projeto 'Limpeza na Praia', que realizam esse evento pelo 8º ano consecutivo, conclama a todos e a seus associados a participarem ativamente dessa ação extremamente importante para a qualidade de vida de todos, especialmente dos animais marinhos. Milhares de voluntários atuarão por todo o Brasil em um grande mutirão de limpeza e também de conscientização para Não Jogar Lixo em lugares impróprios.

O Dia Mundial de Limpeza ou Clean Up The World é, essencialmente, um evento do tipo "mãos à obra". Tem o claro objetivo de fazer algo concreto pelo meio ambiente com resultados imediatos e locais: limpar o lixo descartado irresponsavelmente e acumulado em todos os litorais do planeta. Simboliza também a união mundial e a dedicação em prol de um mundo mais limpo, consciente e saudável para a humanidade.

Essa iniciativa, que teve início na praia de Copacabana (RJ), em 2003, cria a oportunidade da participação voluntária individual e anônima. Ou seja, qualquer pessoa interessada pode ajudar de forma efetiva, mesmo que não faça parte de um grupo formado para atuar no dia do evento (veja abaixo os pontos de encontro para poder participar). Deixando de jogar lixo nas praias, mares, rios e lagoas, ao mesmo tempo em que ajudamos na limpeza desses ambientes, retirando os detritos sólidos descartados de forma irregular, podemos vislumbrar dias melhores para o seres marinhos e para nós mesmos. Afinal, quem não gosta de chegar na praia, respirar o ar fresco, pisar na areia branca e mergulhar na água limpa.

Esse evento vem se tornando um dos eventos ambientalistas internacionais mais conhecidos, participativos e efetivos do mundo. Participam simultaneamente neste dia mais de 35 milhões de pessoas de mais de 120 países em prol de um mundo mais limpo. Essa ação visa ampliar a conscientização, reforçar a educação ambiental dos usuários em relação ao lixo lançado nas praias e fazer uma coleta seletiva que será doada à instituições de reciclagem, gerando ao final um relatório a ser enviado posteriormente para a ONU/UNEP.

Como sempre fazemos, além das luvas, 25 mil sacos de lixo oxi-biodegradáveis serão distribuídos aos voluntários nos pontos de encontro determinados, e os resíduos coletados serão catalogados, para gerar um Relatório Final para a ONU, e destinados às cooperativas e instituições de reciclagem. Durante esses anos de campanha, mais de 20 toneladas de microlixo foram retiradas de nossas praias, melhorando a qualidade de vida e impedindo que animais marinhos viessem a se asfixiar e morrer por inanição.

A Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro, o Sebrae e o Banco do Brasil fazem parte da melhoria da Orla Carioca, incentivando os barraqueiros na coleta seletiva de lixo e reciclagem dos resíduos sólidos e orgânicos.

A meta do Clean Up 2010 Brasil é atingir o recorde de 50.000 voluntários limpando o Brasil. Comece hoje para salvar o amanhã. Seja voluntário. Contamos com sua presença.

Coordenação Geral: em frente ao Hotel JW Marriott RJ - Praia de Copacabana.
Marcelo Szpilman - (21) 9266 2928.
Instituto Ecológico Aqualung
Rua do Russel, 300 / 401, Glória, Rio de Janeiro, RJ. 22210-010
Tels: (21) 2558 3428 ou 2558 3429 ou 2556 5030
Fax: (21) 2556 6006 ou 2556 6021
E-mail: instaqua@uol.com.br

Nenhum comentário: