quinta-feira, 16 de setembro de 2010

As invenções mais idiotas do século XX

Invenções mal sucedidas acontecem a qualquer hora. Alguns inventores, no entanto, abusam do direito de fazer maluquices. Tempos atrás, a revista Time dedicou um artigo especial a 30 dessas bizarrices, algumas aqui reproduzidas e as restantes, mas não menos idiotas, estão disponíveis no link no rodapé, que remete para o artigo "30 Dumb Inventions".

Em 1963, o sr. Hugo Gernsback, na foto abaixo, construiu uns óculos-tv para não perder nadica de nada dos seus programas favoritos. Mas ele não era de todo maluco e deve ter sido uma figuraça. Nasceu em 1884, em Luxemburgo, hoje um paraíso fiscal com a maior renda per capita do mundo, e morreu em 1967, em Nova York, para onde havia emigrado, em 1905, para tentar comercializar uma pilha que havia inventado e que ninguém queria comprar em seu país. Em 1908 começou a publicar a revista Modern Electrics que, em poucos anos, evoluiu para a primeira revista do mundo exclusivamente dedicada à ficção científica, Amazing Stories, em 1926. Foi nesta revista que ele inventou nos anos 20 o termo "cientificção" antes de se decidir pelo definitivo "ficção científica". Nas suas revistas de ficção científica deu a sua primeira oportunidade a autores como Isaac Asimov e Arthur C. Clarke, entre outros. Como homenagem a Hugo Gernsback, o "Hugo" é um prêmio anual entregue pelos membros da World Science Fiction Society a vários trabalhos de ficção científica.
Apresentado pela Goodyear em 1961, o pneu luminoso é um pioneiro da tecnologia 'sem câmara'. O pneu consistia numa peça única de borracha sintética que era iluminada por intermédio de uma série de lâmpadas montadas no interior do aro da roda. Fala sério... A Goodyear nunca deve ter descoberto para o que serve tal acessório em um carro (pela foto, dá pra sacar que servia para ajudar a consertar algum fio puxado na meia de seda da motorista...).
No entanto, ora vejam só, cinquenta anos depois, agora em 2010, uma empresa descobriu um excelente uso para pneus luminosos. A Cyglo patenteou no Reino Unido e nos Estados Unidos um pneu que foi criado com o propósito principal de ser visto: os Cyglo Tyres, como são chamados os pneus, usam lâmpadas LED resistentes, duráveis e brilhantes embutidas na borracha do pneu para formar um anel de luz de alta potência e maximizar a visibilidade dos ciclistas, revolucionando o sistema de segurança dos ciclistas, que poderá ser utilizado por ciclistas regionais, agentes da polícia, paramédicos, trabalhadores dos correios etc.
Uma babá supervisiona um neném suspenso em uma gaiola de arame colocada no lado externo da janela de um apartamento. Esta gaiola foi distribuída em Londres para membros do Chelsea Baby Club que não tinham jardins em casa, de forma a que as crianças pudessem pegar sol. Esta maluquice realmente não deu em nada. Nos dias atuais, deixar uma criança pendurada numa janela exposta à poluíção urbana realmente é dose pra leão...
http://www.life.com/image/3270485/in-gallery/25371/30-dumb-inventions

Nenhum comentário: