sábado, 20 de novembro de 2010

Aprenda a ver em 3D, sem óculos especiais

Estereogramas e pares estéreo são ilusões de superfícies tridimensionais. Diferente do holograma, que necessita de laser ou películas fotográficas especiais, estereogramas podem ser reproduzidos em uma tela de computador ou em uma impressora convencional. Porém, a visualização nem sempre é uma tarefa fácil.

Par Estéreo e Estereograma
Par Estéreo e Estereograma e baseiam-se em um mesmo principio: a capacidade do cérebro de detectar pequenas diferenças entre as imagens captadas por cada olho, o que gera a sensação de tridimensionalidade. Pares estéreo já eram estudados desde há muito tempo - Leonardo da Vinci quase descobriu os conceitos envolvidos na visualização de pares estereo. Mas somente Wheatstone descreveu corretamente os conceitos envolvidos na visualizacao estéreo. Desde o século XIX produziam-se pares estéreo, com equipamentos para auxiliar a visualização, como o estereoscópio. Estereogramas de pontos aleatórios são uma criação recente, desenvolvido por Bela Julezs, na década de 1970. Os estereogramas causam um forte impacto devido a visualização de uma superfície oculta.

O texto acima foi retirado de uma página da Universidade Federal de Santa Catarina na internet que ensina o passo-a-passo para você aprender - se é que já não sabe - a ver imagens tridimensionais e também a construí-las. Leia com calma (clique ►AQUI◄), pratique e depois veja as formigas e a mulher nua aparecerem em terceira dimensão nas imagens abaixo (clique sobre elas para ampliá-las se achar melhor). Mas tenha paciência: é como andar de bicicleta, demora a pegar o jeito de equilibrar o corpo mas depois você nunca mais esquece. E ficará fã de estereogramas.

Formigas

Mulher nua

Nenhum comentário: