segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A tabela ASCII

ASCII é um acrônimo para American Standard Code for Information Interchange, que em português diz-se “Ásqui” e significa "Código Padrão Americano para o Intercâmbio de Informação". Representam uma codificação de caracteres de oito bits baseada no alfabeto inglês, para uso em computadores, equipamentos de comunicação e outros dispositivos que trabalham com texto. Foi desenvolvida a partir de 1960 para uso em teletipos e por causa disto alguns códigos podem ser considerados defasados com a tecnologia atual, o que os tornam um tanto quanto obscuros, o que não invalida a Tabela ASCII, dado que as codificações modernas de caracteres em sua maioria continuam usando a Tabela como base.

A codificação básica define 128 caracteres, preenchendo completamente os sete bits disponíveis. Desses, 33 não são imprimíveis, como caracteres de controle atualmente não utilizáveis para edição de texto porém amplamente utilizados em dispositivos de comunicação, que afetam o processamento do texto. Exceto pelo caractere de espaço, o restante é composto por caracteres imprimíveis.

Mas o que isto pode interessar a você, usuário?

É que o código ASCII tem tudo a ver com o teclado do SEU computador. Numa eventual emergência de tecla quebrada ou da necessidade de buscar algum caractere escondido, você poderá usar a tecla “Alt” para inseri-los no seu texto, pois você tem disponível - fora das teclas do seu teclado -  todos os caracteres que você precisa para escrever qualquer texto (as letras minúsculas, as maiúsculas, os números, os símbolos etc).

A tabela ASCII tem a seguinte relação com o teclado do seu computador: os 32 caracteres iniciais da tabela (00 a 31) são utilizados para controle e apenas alguns podem ser gerados pelo teclado. Os códigos de 32 a 127, conhecida por tabela ASCII ‘básica’, representam os caracteres texto plano e os de 128 a 255 os caracteres especiais, que foram criados depois e são chamados de tabela ASCII ‘estendida’.

Não entendeu nada, né? Então teste a utilidade da Tabela abrindo o seu processador de texto (Word, Notepad ou outro) e sempre mantendo pressionada a tecla “Alt”, digite no teclado numérico, à direita no seu teclado, o número da Tabela correspondente ao caractere que você quer colocar no texto - e só então solte a tecla “Alt”.

Para saber o número, clique sobre a figura abaixo para ampliá-la ou imprima a tabela e guarde-a ao lado do seu computador. Alguns deles serão bastante úteis no dia-a-dia como, por exemplo, Alt+166 (ª), Alt+167 (º), Alt+171 (½), Alt+172 (¼), Alt+252 (³), Alt+253 (²).
Saiba mais sobre a Tabela ASCII, na Wikipédia, clicando AQUI

Um comentário:

José Antonio disse...

Não consigo encontrar o Alt + para o símbolo pi.