quinta-feira, 9 de junho de 2011

Tecnologia brasileira no exterior

O 'caveirón' do tráfico: caminhões blindados levam droga do México para os EUA.

Transcrito de "O Globo On Line" - Cidade do México - Depois das bazucas e das minas terrestres, o sonho de consumo dos chefes dos cartéis mexicanos é agora o 'narcotanque', uma espécie de veículo blindado de forma artesanal com sistema de ar condicionado, usado no transporte de drogas para os EUA e na briga entre facções rivais pelo controle de áreas próximas da fronteira. Apelidados de 'monstros' pela imprensa mexicana, já foram encontrados três tipos destes veículos em estados como Zacateras, Jalisco e Tamaulipas. A adoção deste tipo de equipamento representa mais um passo na "corrida armamentista" em que os cartéis se engajaram nos últimos anos, no confronto com as autoridades mexicanas.

De acordo com o NarcoBlog, uma das páginas dedicadas a informações sobre o combate ao tráfico de drogas, o veículo pode atingir até 90 km/h e despejar manchas de óleo no chão para atrapalhar perseguidores. No ano passado, o Exército mexicano já havia encontrado um túnel de cerca de 670 metros de extensão com trilhos de trem e ventilação. Ele era usado para transportar maconha entre uma casa na cidade mexicana de Tijuana e um armazém em Otay Mesa, na Califórnia. Mais de 35 mil mexicanos morreram nos últimos quatros anos como resultado da violência relacionada ao tráfico de drogas e à briga entre os cartéis rivais.

- "Estes gigantes indicam a engenhosidade dos cartéis na configuração de armas que são extremamente efetivas em guerras urbanas" - disse George Grayson, professor do College of William and Mary ao Washington Post. As inovações não se restringem ao transporte terrestre. Em alto mar, forças marítimas já interceptaram dúzias de 'narcossubmarinos', embarcações parcialmente submersas usadas no transporte de drogas.

Nenhum comentário: