terça-feira, 3 de novembro de 2009

O mais famoso trote do Rio

Conhecido como o "Trote da Telerj", aconteceu há mais de 20 anos, quando o advogado Luiz Henrique de Carvalho Pareto, com problemas em sua linha telefônica, ligou para a Telerj (operadora de telefonia do RJ) para reclamar. Entretanto, discou o número errado e foi atendido por operadores de open de um banco, que gravaram a ligação e zoaram o Dr. Pareto que, ofendido, xingou os autores do trote. Estes, após terminarem a gravação, ligaram para a Telerj e solicitaram o conserto da linha do advogado. Dias depois, novamente ligaram para o Dr. Luiz, como se fossem da Telerj, mais uma vez zoando e escrachando o mesmo.
Se você morava em outro planeta e não sabia dessa história, ouça no YouTube:
Em 2001, o site E-Fanzine, concebido por Sérgio Sá Leitão, entrevistou com exclusividade o Dr. Pareto a fim de saber o que ele achava da repercussão do seu trote, que antes mesmo da chegada da internet no Brasil circulava entre amigos por meio de fitas-cassete.
Link do e-fanzine:

De acordo com o site "Blogamos.com", Luiz Pareto tentava se proteger das aporrinhações alheias de todas as maneiras. Adquiriu diversos aparelhos identificadores de chamadas, jamais atendia a ligações a cobrar e mudou o número do seu telefone de casa. Só não aceitou a idéia de tirar o seu nome da lista telefônica. E assim foi até a sua morte, ocorrida em 6.set.06. O advogado mais aporrinhado da história faleceu aos 91 anos de idade e ganhou até mesmo citação no site Find a Grave, dedicado a reproduzir fotos de lápides de personalidades.

Continua o "Blogamos.com": 0 homem morre, fica a lenda. O site "Fala Pareto", criado pelo profissional de TI Bruno Lustosa, disponibiliza um arquivo mp3 do trote e ainda compila algumas sátiras baseadas nos diálogos trocados entre Pareto e os “funcionários” da Telerj Zé Augusto, Eliseu Drummond e Paulo José. A transcrição completa do trote está disponível no site "Pode Falar". Membros da comunidade no orkut "Trote da TeleRJ" criaram até uma camiseta. O mito continua.

Nenhum comentário: