terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Acidente vascular cerebral - AVC

Se você sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o popular "derrame", pode não perceber imediatamente. As pessoas ao redor de você também podem não saber que você está tendo um AVC. Seus familiares, amigos ou vizinhos podem pensar que você está confuso. Você pode não ser capaz de telefonar pedindo uma ambulância. Por isso, é importante que todos saibam os sinais e sintomas de um AVC e como agir.

De acordo com neurologistas, se houver socorro a uma vítima de derrame nas três primeiras horas, os efeitos do AVC poderão ser totalmente revertidos.

Portanto, o segredo é não perder tempo para reconhecer o AVC e diagnosticá-lo, para que assim possa haver o tratamento médico adequado nas três horas seguintes ao evento.

RECONHECENDO UM AVC

Para um leigo, muitas vezes os sintomas de um AVC são difíceis de identificar. A falta de atenção torna-se desastrosa. A vítima do AVC poderá sofrer severa consequência cerebral quando as pessoas que o presenciaram falharam em reconhecer rapidamente os seus sintomas.

Os médicos dizem que uma testemunha qualquer poderá reconhecer facilmente um AVC fazendo à vítima três perguntas simples (para não esquecer delas use a chave mnemônica "sofale")

1) Peça-lhe que sorria.

2) Peça-lhe que fale - ou apenas diga uma frase simples, mas com coerência. Por exemplo: "hoje o dia está ensolarado".

3) Peça-lhe que levante os dois braços.

Se a pessoa tiver alguma dificuldade em realizar QUALQUER destas tarefas, imediatamente chame a Emergência e descreva para os paramédicos os sintomas, ou então vá rapidamente para uma clínica ou hospital.

Quarto sinal de AVC: ponha a língua pra fora!

Peça à pessoa que ponha a língua para fora. Se a língua estiver torcida e sair por um lado ou por outro, é também sinal da ocorrência de AVC.

Nenhum comentário: