domingo, 17 de janeiro de 2010

Os melhores chopes do Rio

Curiosidades sobre a bebida - Criado na Mesopotâmia há 6 mil anos, o chope leva seus mesmos ingredientes da cerveja - água tratada, malte, cereais cervejeiros (como o milho e o arroz), carboidratos e lúpulo. A única diferença é que a segunda passa por mais um processo, o de pasteurização, onde a temperatura da bebida é elevada e rapidamente baixada, fornecendo uma vida útil maior. Durante o verão o chope que mais tem saída é o claro, chamado pilsen. O escuro, de modo geral, é mais vendido em temperaturas baixas, pois leva a adição de malte torrado ou caramelo, consistindo quase sempre em um sabor adocicado e amargo. Já o colarinho, que muitas vezes pode até gerar briga entre o cliente e o chopeiro, é imprescindível para conservar a temperatura e não fazê-lo ficar amargo. O ideal é que fique nos dois dedos (ou 3 cm).
>
Bar Adonis - Eleito em 2009 pela revista Veja o melhor chope do Rio de Janeiro, a sua chopeira é quase tão velha quanto a casa, inaugurada em 1952. Para deixar a bebida na temperatura ideal, uma caixa de gelo resfria a serpentina de 90 metros. Diferente de outros bares, somente uma saída é necessário para despejar a bebida na caldereta com os três centímetros de colarinho. Para acompanhar, bolinho de bacalhau. "Minha bica é à moda antiga. Regulo a pressão do gás e soco bem o gelo na caixa para deixar a serpentina gelada. Meus copos são lavados com sabão neutro e não trabalho com caneca 0º, pois pra mim só faz colocar água no chope", enfatiza Joaquim Antero, dono do bar. Endereço: Rua São Luís Gonzaga, 2156 (esquina com Avenida Prefeito Olympio de Melo) - Benfica. Horário: diariamente, das 11h às 22h. Telefone: (21) 3890-2283.
>
Bar Brasil - Campeão em 2007 e 2008 pela Veja, o Bar Brasil perdeu o trono no ano passado, mas mantém a qualidade. Inaugurada em 1907, a estrela da casa é o chope tirado em uma serpentina de 66 metros e servido em copos limpos corretamente. No cardápio de tiragostos, croquete de carne e salsichas de vitela são algumas das opções. Endereço: Avenida Mem de Sá - Lapa. Horário: quarta a sexta, das 11h à 0h; segunda a terça, até às 23h; sábado, até 18hTelefone: (21) 2509-5943 (fonte: Veja Rio).

Nenhum comentário: