quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Como fazer sabonete líquido a custo zero

1) Recorte uma garrafa pet e nela guarde os restos de sabonete que normalmente você joga na lata de lixo. 2) Depois de um certo tempo, você terá um bom volume de matéria prima. Recorte outra garrafa pet e nela coloque os restos de mesma cor. Você não vai querer um sabonete líquido de cor escura, vai?
3) Coloque bastante água da bica na garrafa com os restos de mesma cor e deixe o tempo passar. De vez em quando mexa o conteúdo para dar consistência. Para tanto, use um espetinho de churrasquinho de gato (que você também não jogou fora no lixo, certo?). Depois de um certo tempo o sabonete se liquefaz e você poderá encher o recipiente de sabonete líquido sifonado que estava vazio. Com isso você poupou a grana de dois ou mais refis, que você poderá aplicar no mercado de capitais (evidentemente não no setor de sabonetes líquidos, cujas receitas vão cair à medida em que se popularizar este produto alternativo).
Na foto abaixo você pode ver o resultado: à esquerda o produto sendo processado, depois já colocado no recipiente, sendo que o que sobrou você guarda em um vasilhame de refrigerante boca larga (mais um que não foi para o lixo) e, como você certamente tem mais restos de outras cores, já vá reservando garrafas para armazenar o produto.
Como você percebeu, este processo é totalmente voltado para a preservação ambiental, reciclando e preservando a Natureza. Para uma produção linear, você desde já pode passar a comprar sabonetes de mesma cor, o que alavancará a sua produção doméstica. (Esta receita foi gentilmente oferecida por Helio D., que a vem testando há vários anos).

Um comentário:

Rani Rodrigues disse...

a ideia então é derreter os restos de sabonete na água ?