terça-feira, 2 de março de 2010

Rin-tin-tin

No final da Primeira Guerra Mundial, em 15.set.18, o Cabo Lee Duncan, da Força Expedicionária dos EUA, sob o comando do Capitão George Bryant, encontrou em Toul-aux-Lorraine, na França, um canil alemão bombardeado e, num buraco, uma cadela com 5 cachorrinhos recém-nascidos. O regimento os adotou e quando voltaram para Los Angeles, nos EUA, Duncan ficou com 2 filhotes, um macho e uma fêmea, e Bryant com os outros filhotes e a mãe, dos quais não se ouviu mais falar. Duncan chamou os filhotes de Nannette e Rin-Tin-Tin, o mesmo nome que os soldados franceses davam a uns bonequinhos de boa sorte que sempre levavam consigo. Nannette contraiu pneumonia e morreu, e Duncan se dedicou a ensinar Rin-Tin-Tin, desenvolvendo suas habilidades e educando-o por 5 anos. Era um cão de pelo escuro e olhos negros.

Apelidado 'Rinty' por seu proprietário, o cão aprendeu truques e podia saltar grandes alturas. Ele foi transformado em um cão de shows pelo produtor cinematográfico Charles Jones, que pagou a Duncan para filmar Rinty. Em 1922, o primeiro Rin-Tin-Tin surgiu nas telas, em The Man From Hell's River, no papel de um lobo. Sua primeira aventura protagonizada no cinema foi em 1923, no filme Where The North Begins (“Onde o Norte Começa”), quando contracenou com a atriz do cinema mudo Claire Adams, sob a direção de Chester Franklyn. Credita-se ao enorme sucesso popular do cão artista o salvamento da falência iminente da Warner Brothers. Outros filmes foram: Shadows of the North (“Sombras do Norte”) (1923), Clash of the Wolves (1925), A Dog of the Regiment (1927), Tiger Rose (1929). Até 1930 fez 22 filmes. Morreu em 10.ago.32, em Los Angeles, Califórnia.

Rin Tin Tin no Brasil
No Brasil, fez grande sucesso a série produzida entre 1954 e 1959. Narrava a história de Rin-Tin-Tin, o cachorro que acompanhava uma unidade da Cavalaria dos Estados Unidos no final do século XIX, sediada no Forte Apache. Seu melhor amigo era o Cabo Rusty (Lee Aaker, nascido em 1943), um garoto que perdeu os pais em um ataque dos índios e foi adotado pela corporação, se tornando uma espécie de mascote. Sempre que havia algum problema e Rusty necessitava da ajuda de seu amigo canino, gritava Yo ho Rinty! e Rin Tin Tin aparecia para ajudar. Dentre seus amigos soldados estavam o atrapalhado Sargento O`Hara e o Tenente "Rip" Masters. A série, no Brasil, teve a voz do então dublador mirim Reginaldo Faria, dublando o Cabo Rusty. Há uma série brasileira, 'Vigilante Rodoviário', que também apresenta um cão, denominado Lobo, parceiro de aventuras do policial rodoviário interpretado por Carlos Miranda. Dado o sucesso da série na TV brasileira, vários brinquedos foram fabricados na época, entre eles o Forte Apache, no Brasil fabricado pela Gulliver e Casa Blanca, e o Forte Rin-Tin-Tin, fabricado pela Trol (transcrito de Wikipedia).


Abertura do seriado na TV

Nenhum comentário: