quinta-feira, 25 de março de 2010

A vida antes do radar

O radar, do inglês Radio Detection And Ranging (Detecção e Telemetria pelo Rádio), é um dispositivo que permite detectar objetos a longas distâncias. Ondas eletromagnéticas que são refletidas por objetos distantes. A detecção das ondas refletidas permite determinar a localização do objeto. O primeiro radar foi construído em 1904, na Alemanha, mas naquela época não houve utilidade prática para o dispositivo, de baixa precisão, construção difícil e sistema de detecção de eco ineficiente. Em 1934, a teoria eletromagnética foi revista e desenvolvido um sistema de detecção por ondas de rádio de alta frequência, eficiente para a localização de aviões. Em 1935, foi instalado o primeiro sistema de radiotelemetria no navio Normandie com o objetivo de localizar e prevenir a aproximação de obstáculos.

No início da Segunda Guerra Mundial (1939) passou a ser utilizado o sistema de telemetria fixa e rotatória. Os radares foram muito importantes na previsão de ataques inimigos, pois os ingleses sabiam com precisão a distância, velocidade e direção do ataque, tendo tempo de dar o alarme para a população se proteger, diminuindo as baixas civis, apesar do bombardeio constante efetuado pelos alemães. Os países do Eixo desenvolveram um sistema similar, mas com finalidade diferente: os radares alemães serviam para aumentar a precisão de tiro, facilitando o direcionamento dos projéteis ao alvo (transcrito de Wikipedia).

Mas, e antes? Como funcionavam os sistemas de defesa na prevenção de ataques de aviões na Primeira Guerra Mundial? Como os caras tentavam descobrir a chegada do Barão Vermelho? Orelha pura!! Veja com seus próprios olhos...

Nenhum comentário: