quarta-feira, 16 de março de 2011

Garoto australiano reage a bullying

Um estudante australiano gordinho virou sensação na internet depois que, em 14 de março, caiu na rede um vídeo em que ele reage com violência após ser agredido diversas vezes por outro adolescente. Postado originalmente na segunda-feira com o nome "Child finally snaps after being bullied" (criança finalmente reage após sofrer bullying), o vídeo transformou-se num viral com versões e paródias que consagraram o garoto como "Pequeno Zangief", em alusão ao personagem do game "Street Fighter" que aplica um golpe de pilão nos oponentes. 

O que você está vendo abaixo não é o vídeo original ou uma de suas inúmeras cópias, que vem sendo retiradas sistematicamente do YouTube por mostrar cenas de violência envolvendo menores, mas uma versão em "gif" (Graphics Interchange Format, que se pode traduzir como "formato para intercâmbio de gráficos), ou seja, uma sucessão de slides do vídeo (que não mostra a parte inicial, com sucessivas provocações do magrelo).

De acordo com o site "Know your Meme" - que se dedica a analisar fenômenos virais (*) -, os meninos que aparecem no vídeo estudam no Chifley College no Dunheved Campus, em St. Marys North, na Austrália. O gordinho, identificado como Casey Heynes, teria 16 anos, e teria sido suspenso da escola depois de revidar as provocações do magrelo, cujo nome seria Ritchard Gale.

Rapidamente, Casey ganhou uma página no Facebook que já foi curtida por mais de 6 mil pessoas, perfil fake no Twitter e até um site em seu tributo, liderando o movimento da internet para que o diretor da escola volte atrás da decisão de suspendê-lo. Se ele vai acatar o pedido da campanha não se sabe, mas Casey já virou símbolo da vingança dos adolescentes vítimas de bullying. (Fontes: Megazine, Know your Meme e internet).

(*) Sobre o que é o fenômeno, veja postagem neste almanaque ► "Meme"

Nenhum comentário: