terça-feira, 1 de março de 2011

Os oito mandamentos da Toyota

Os princípios que regem o dia-a-dia da maior montadora do mundo segundo reportagem da revista Exame, edição 992, de 3.mai.07. Dureza é o número 5... ☺

1 Qualidade, qualidade, qualidade - O mantra é repetido à exaustão por todos os funcionários da empresa. A busca pela perfeição é o motor do aprimoramento contínuo da Toyota.

2 Obsessão por corte de custos - Não é apenas nas fábricas que a montadora busca reduzir suas despesas continuamente. Na matriz, por exemplo, é proibido tirar impressões coloridas e todo o papel utilizado é reciclável.

3 Investimento em treinamento - Antes de começar a trabalhar, todos os funcionários recém contratados passam por um treinamento de cinco meses, independentemente do cargo que vão ocupar.

4 Emprego vitalício - Embora fora de moda na maioria das empresas, empregar um funcionário por décadas ainda é uma das principais características da Toyota, sobretudo no Japão.

5 Busca pela simplicidade - Na montadora japonesa, o negócio é ser simples. Nas reuniões de executivos, por exemplo, as apresentações devem caber numa folha de papel no formato A3 (duas folhas tamanho A4).

6 Visão de longo prazo - O planejamento é chave na companhia. Hoje, o departamento de pesquisa e desenvolvimento da empresa já está avaliando como devem ser os carros da montadora em 2030.

7 Decisão por consenso - A maioria das decisões ainda é tomada em conjunto pelos 30 principais executivos. Embora mais longo, o processo minimiza riscos e evita rachas internos.

8 Proximidade com o consumidor - Em vez de criar carros que sejam ícones da indústria automotiva, a Toyota investe em pesquisas para criar automóveis que os clientes queiram (ou precisem) comprar.

Nenhum comentário: