sábado, 14 de agosto de 2010

The Beatles - When I'm Sixty-Four

"Quando eu estiver com 64" foi escrita por Paul McCartney (e co-creditada a John Lennon). Seu ritmo é baseado em músicas dos anos 20 e 30, dando um tom de antiguidade à peça, unindo o sentido à letra da canção. De acordo com pelo menos um biógrafo da banda, a canção "teria como alvo principalmente os pais e como resultado obteve uma resposta fria da própria geração [dos Beatles]".

Foi gravada em 6 de dezembro de 1966, durante uma das primeiras sessões do LP (long play) que viria a ser denominado "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" (Banda Corações Solitários do Sargento Pimenta). Foram feitas múltiplas sessões de overdub, incluindo os vocais principais, de McCartney, em 8 de dezembro, além dos backing vocals feitos por McCartney e George Harrison, em 20 de dezembro. Os clarinetes foram gravados no dia seguinte.

A canção está no tom de ré bemol maior; os Beatles a gravaram em dó maior, porém o take principal foi acelerado de forma a subir um semitom, por insistência do próprio McCartney. George Martin se lembra de que Paul sugeriu esta mudança para fazer sua voz parecer mais jovem. Em suas palavras, "eu queria parecer mais jovem, mas aquilo foi só para fazê-la parecer mais chamativa; apenas subi o tom porque ela estava começando a soar pomposa."

A canção é interpretada pelo ponto de vista de um jovem para a sua namorada e trata dos seus planos de envelhecer com ela. Foi uma das primeiras canções compostas por McCartney, quando ele tinha apenas dezesseis anos, na época em que tocavam no Cavern Club. Os Beatles a utilizaram em seu início como uma canção que podiam tocar quando os amplificadores quebrassem ou na falta de energia elétrica. Tanto George Martin quanto Mark Lewisohn especularam que McCartney teria pensado na canção quando iniciaram-se as gravações de "Sgt. Pepper" porque seu pai havia completado 64 anos no início de 1966.

A canção foi quase lançada como lado B de um single, de "Strawberry Fields Forever" ou "Penny Lane"; George Martin, no entanto, acabou optando por lançá-la num single duplo (com dois lados A). O single não chegou à primeira posição nas paradas de sucesso britânicas, o que rompeu com um ciclo de primeiras posições da banda que vinha desde 1963. Se a canção tivesse sido lançada como um lado B, não teria aparecido em "Sgt. Pepper". (fonte: transcrição de Wikipedia)
Quando Eu Estiver Com Sessenta e Quatro
Quando eu ficar mais velho, perdendo meus cabelos
Muitos anos adiante
Você ainda irá me mandar presentes no dia dos namorados
Saudações no aniversário, garrafa de vinho?
Se eu estiver fora até quinze pras três
Irá trancar a porta?
Você ainda irá precisar de mim, ainda irá me alimentar
Quando eu estiver com 64?
Você estará mais velha também
E se você disser a palavra
Eu poderia ficar com você
Eu posso ser útil, consertando um fusível
Quando suas luzes apagarem
Você poderia me tricotar um suéter perto da lareira
Nas manhãs de domingo iremos dar uma volta
Fazendo o jardim, cavando a erva daninha
Quem poderia pedir por mais?
Você ainda irá precisar de mim, ainda irá me alimentar
Quando eu estiver com 64?
Todo verão poderiamos alugar uma cabana
Na ilha de Wight, se não for caro demais querida
Iríamos pechinchar e economizar
Netos no joelho
Vera, Chuck & Dave
Mande-me um cartão postal, me manda um telegrama
Informando o ponto de vista
Indique precisamente o que quer dizer
Estás sinceramente, se desperdiçando
Me dê uma resposta, preenche um formulário
Minha para todo o sempre
Você ainda irá precisar de mim, ainda irá me alimentar
Quando eu estiver com 64?
Ouça a canção no YouTube, em cenas do filme "Yellow Submarine" (Submarino Amarelo)
http://www.youtube.com/watch?v=h3chFhCP5mQ&NR=1

Nenhum comentário: