sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Medidor de estresse

Está no Aurélio: Estresse [do ingl. stress] S.m. - Conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa e outras, capazes de perturbar-lhe a homeóstase (tendência à estabilidade do meio interno do organismo); estricção.
As três imagens abaixo são usadas para medir o nível de estresse de uma pessoa. Nenhuma das imagens é animada. Elas são perfeitamente estáticas.
Quanto mais devagar as formas pareçam mover-se, melhor será a sua habilidade para lidar com o estresse. Pessoas muito nervosas veem-nas girar com muita velocidade. As crianças vêem-nas sem movimento.

Se as formas se movimentarem muito, provavelmente você está precisando de férias. Enquanto as férias não chegam, um relaxamento ajuda: volte para a tela de uma das imagens; olhe para as formas em movimento; respire fundo três vezes seguidas segurando um pouco a respiração e sinta o relaxamento. Vá soltando o ar lentamente. Sempre olhando a imagem, repita o relaxamento algumas vezes. Você notará que as formas irão diminuir a velocidade. Se está sob tensão, pare e faça um relaxamento por alguns minutos e seu estresse desaparecerá ou diminuirá acentuadamente. Se não souber fazer relaxamento, procure aprender. Existem dezenas de publicações sobre o assunto, uma delas “Relaxe e seja feliz”, de autoria da Dra. Núbia Maciel França. (colaboração de Luiz F.L.F.)

Nenhum comentário: