segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Dura na queda

E faltou na turminha acima uma foto com Lyndon Johnson, que assumiu a presidência com a morte de Kennedy. O seu título oficial deixa qualquer um sem fôlego: "Isabel Segunda, pela Graça de Deus, do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de Seus Outros Reinos e Territórios Rainha, Chefe da Comunidade Britânica das Nações, Defensora da Fé".

Nasceu em 21 de Abril de 1926, em Mayfair, Londres, filha do príncipe Albert, Duque de York e Elizabeth Bowes-York, duquesa de York. Foi educada em casa sob a supervisão da mãe. Estudou história e línguas modernas, falando francês fluentemente. Instruída em religião com crença na Igreja de Inglaterra. Aos 10 anos, tornou-se herdeira direta do trono, após o pai se tornar rei. Tinha 13 anos quando começou a Segunda Guerra Mundial, o que a levou juntamente com a irmã Margaret a serem evacuadas do Castelo de Windsor.

Em 1945, uniu-se ao Serviço Territorial Auxiliar, tendo sido treinada como motorista. A sua primeira visita oficial aconteceu em 1947, acompanhando os pais à África do Sul. Quando completou 21 anos, fez um juramento de devoção de vida ao serviço do povo da Comunidade e do Império. Ainda em 1947, casou com Filipe, Duque de Edimburgo, seu primo em terceiro grau.

Após o casamento, o casal mudou-se para Clarence House (e desde que virou rainha mora no palácio de Buckingham). Um ano depois deu à luz o primeiro filho, Charles de Edimburgo, o príncipe-herdeiro. Teve ainda mais três filhos: Anne, a Princesa Real, Andrew, Duque de York e Edward, Conde de Wessex. Quando da morte do pai, rei Jorge VI, ela estava num hotel no Quenia substituindo-o em eventos. Neste hotel entrou princesa e saiu rainha, em 6 de Fevereiro de 1952. Em 2002 comemorou o Jubileu de Ouro, que marcou os 50 anos da sua ascensão ao trono (para superar sua trisavó, Vitória I, no recorde do mais longo reinado, terá de reinar até 9 de setembro de 2015). (fonte: transcrições da internet)


Nenhum comentário: