terça-feira, 31 de agosto de 2010

Há 122 anos

Você sabia que, em 31 de agosto de 1888, a prostituta Mary Ann Nichols foi encontrada morta e mutilada em Londres? Ela foi a primeira vítima do mais famoso serial killer de todos os tempos, que matou mais outras quatro mulheres.
Jack, o Estripador (Jack the Ripper) foi o pseudônimo dado a um assassino em série nunca identificado que agiu no miserável distrito de Whitechapel em Londres na segunda metade de 1888. O nome foi tirado de uma carta (reproduzida na foto), enviada à Agência Central de Notícias de Londres por alguém que se dizia o criminoso. Suas vítimas eram prostitutas. Duas tiveram a garganta cortada e o corpo mutilado. Teorias sugerem que, para não provocar barulho, as vítimas eram primeiro estranguladas, o que talvez explique a falta de sangue nos locais dos crimes. A remoção de órgãos internos de três vítimas levou oficiais da época a acreditarem que o assassino possuía conhecimentos anatômicos ou cirúrgicos. Os jornais, em crescente circulação, deram ampla cobertura ao caso, devido à natureza selvagem dos crimes e ao fracasso da polícia em efetuar a captura do criminoso - que se tornou notório justamente por conseguir escapar impune. Devido a este fato, as lendas envolvendo seus crimes tornaram-se um emaranhado complexo de pesquisas históricas genuínas, teorias conspiratórias e folclores duvidosos.
Ficou tão famoso que aqui no Brasil, quando se está diante de um problema de solução complicada, costuma-se dizer, com humor negro: -"Como fazia Jack, vamos por partes!"
(fonte: Wikipedia; saiba mais em http://pt.wikipedia.org/wiki/Jack,_o_Estripador)

Nenhum comentário: