terça-feira, 17 de junho de 2008

Boogie-woogie

Na raiz do roquenrol, boogie-woogie é um estilo de blues, caracterizado pelo uso sincopado da mão esquerda ao piano. Foi muito popular entre os negros nos anos 40 e 50 nos Estados Unidos. De acordo com Wikipedia, os grandes nomes do estilo são John Lee Hooker, Pete Johnson, Albert Ammons e Meade Lux Lewis que compuseram conhecidas músicas do gênero, como 6th Avenue Express, Boogie Woogie Stomp, entre outras.
Para dançar o boogie-woogie era necessário uma dose extra de preparo físico. Durante um recente show em Las Vegas, um casal de jovens, que estava na platéia, subiu ao palco e mandou ver, conforme este vídeo colocado no Youtube.
Mas, "búgui-úgui" também era, nas festas de aniversário dos anos 50, um salgadinho onipresente. Consistia em pedacinhos de salsicha, queijo prato, tomate e cenoura espetados num palito, desses que antigamente não era feio usar nos restaurantes... Aqui no Rio, era conhecido pelo nome de "sacanagem" e ainda pode ser encontrado como tira-gosto no bar "A Paulistinha", à rua Gomes Freire, só que com pedaços maiores. Quer dizer, isso se o bar não fechou, porque tem muito tempo que não vou beber uma gelada naquelas bandas...

Nenhum comentário: